Não basta ter pasto, é preciso ter quantidade suficiente para alimentar todo o rebanho o ano inteiro. Para aumentar a produção de pasto, o produtor pode aplicar alguns métodos, desde o plantio até a manutenção, com o objetivo de garantir alimentação e nutrição por meio das forrageiras mesmo em tempos de seca.
Mas por que garantir o aumento da produção de pasto? Basicamente, por ser a principal fonte alimentar e de engorda do gado aqui no Brasil. O pasto fornece nutrição para que a propriedade bata as metas de produção, garantindo um bom desempenho.
Como aumentar a produção de pasto?
Momento do plantio
O período mais indicado para o plantio da pastagem é entre o início de setembro e março, ou seja, são longos meses para executar a tarefa. Seguir o plantio nesses meses aumentam as chances de uma boa geminação das sementes, além de uma formação de pastagem rápida. Porém, mais que se planejar, a preparação do solo é um passo que não deve ser ignorado.
Para ter um bom resultado de plantio, são necessários:
- Ter maquinário adequado;
- Conferir a época ideal de plantio da semente escolhida;
- Mão de obra que atenda os hectares que serão plantados.
Escolher a forrageira adequada para a sua região
Pelo Brasil ser um país de grande extensão territorial, com climas e solos diferenciados, temos uma forrageira ideal para cada região, por mais que existam as espécies mais predominantes como a braquiária, que domina 85% das pastagens, de acordo com a Embrapa. A Panicum é outro gênero presente. Mas em meio a tantas espécies e variações, isso não significa que a braquiária e a panicum são as únicas opções.
Você pode conhecer seu solo por meio de uma análise e entender quais são as opções mais viáveis. O método é simples e de baixo custo que traz informações extremamente importantes que podem determinar a sua produtividade.
- Análise de solo: por que fazer na sua propriedade;
- Pasto para gado de corte: as 5 melhores forrageiras;
- Qual o pasto mais resistente para a seca?
Pasto sobre pasto
Muito comum no Sul do Brasil, o pasto sobre pasto é um conceito difundido por pesquisadores da Embrapa que consiste em mesclar plantas forrageiras na mesma área. Com isso, um novo ciclo de crescimento do pasto começa sobre outro. O principal objetivo é promover maior oferta de pasto o ano todo, principalmente nos períodos de transição das estações, quando o rebanho sente mais dificuldade para ganho de peso. Outro resultado do pasto a pasto é preencher os chamados vazios forrageiros, espaços no pasto que não tem plantas, causando desperdícios.
Manutenção em dia
Todos esses passos acima e outras alternativas, como a irrigação, não terão a função de aumentar a produção de pasto se a manutenção não estiver em dia. A limpeza deve estar na rotina da propriedade para evitar pragas, ervas daninha e plantas invasoras. O acúmulo de lama e lixo causa doenças e atrai insetos, bactérias e parasitas que contaminam o gado com doenças que causam sérios impactos na produtividade.
A aplicação de adubo e calagem, sempre que necessária, deve ser seguida para que a forrageira cumpra o propósito de engor
Continue a ampliar seus conhecimentos sobre pasto:
Referência
Pasto sobre Pasto garante estabilidade na produção de forragem e minimiza vazios forrageiros. Produção animal. Embrapa, 2020.
Épocas de plantio. Aspectos práticos ligados a formação de pastagem. Embrapa Gado de Corte.
Escolha das forrageiras e qualidade das sementes. Embrapa.