fbpx

Qual o melhor pasto para vaca de leite?

Além de atuar de acordo com todos os princípios que a pecuária leiteira exige, oferecer o melhor pasto para vaca de leite garante um melhor desempenho na produção. Se você está em dúvida se a sua espécie atual é a mais adequada, vamos descobrir nesta dica!

Mais que ter toda a estrutura ideal e seguir as regras de higiene, o pasto e a ração formam resultado do leite produzido.

Você sabia que a alimentação das vacas produtoras de leite representa de 40% a 60% do que você gasta na sua propriedade?

Portanto, escolher espécies de cultivares que potencializam a produção te ajuda muito no desempenho do gado de leite.

Pensando nisso, a Boi Saúde escreve esse conteúdo para orientação e escolha mais satisfatória da forrageira que irá alimentar o rebanho.

 

Melhor pasto para vaca de leite

 

Capim elefante 

É o mais comum na produção de vaca de leite, segundo a Embrapa. Isso porque tem um valor nutritivo maior, quando comparado com outras espécies.

Caso sua área seja alagada, a orientação é buscar outra forrageira adequada para essa característica.

O capim elefante não tolera regiões encharcadas. Ou seja, o terreno onde será implementada deve ser bem drenada. E de preferência, próximo ao estábulo para facilitar o manejo.

Temos uma sugestão de leitura para complemento: Capim napier: conheça a variedade do capim elefante.

 

melhor pasto para vaca de leite
Qual o melhor pasto para vaca de leite? – Foto: reprodução/ @leite_gado

Braquiária 

A rebrota e a taxa de cobertura são os destaques. Se a sua região é montanhosa, coloque ela em primeiro lugar na sua lista de opções.

Quando manejada com fertilizante, tem os resultados esperados, mesmo em solo com alto teor de alumínio. E até mesmo baixo teor de fósforo e cálcio.

Esses últimos são fundamentais para a nutrição da vaca de leite.

Por ser a espécie de forrageira mais comum no Brasil, preparamos um conteúdo só sobre ela. Acesse:  Braquiária: entenda tudo sobre

Contudo, essas são apenas algumas sugestões, amigo produtor. Afinal, cada produção e solo demandam de características específicas para um alto desempenho e resultado.

Além do pasto, não esqueça de manter o cocho muito bem abastecido, não apenas em quantidade.

A qualidade da ração conta muito. Quer conferir se o que você serve hoje é o mais adequado para suas vacas de leite? Confira: Ração para gado de leite: aprenda como fazer. 

 

Quando colocar as vacas leiteiras no pasto 

 

Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Zootecnia da Esalq, o melhor momento para colocar as vacas de leite no pasto é quando o capim elefante atinge a altura de 100 cm.

Nessa altura, o capim apresenta um alto valor nutritivo. Como resultado, há um aumento na eficiência da produção do leite.

Quando passa do ponto de consumo ideal, a pastagem tende a ficar fibrosa. Sendo assim, o impacto é direto na digestão dos animais.

Por isso, fique atento ao ponto mais adequado de retirada para dar o merecido descanso para a forrageira.

Afinal, a rebrota precisa acontecer. E quando consumida em excesso, não dá condições para a recuperação.

Por fim, para mais dicas sobre pecuária, com foco no aumento da produtividade e lucro, acesse nosso canal. Vídeos atualizados toda semana estão disponíveis a qualquer hora. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência 

Estudo revela melhor momento de colocar gado leiteiro no pasto. Jornal da USP, 12/08/2019

ARAUJO NETO, R. B. de. Capim-elefante para vacas em lactação. Embrapa Meio Norte.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*