O cocho é um complemento fundamental para a alimentação dos bovinos, junto ao bebedouro. Traçar uma localização estratégica para que esses animais tenham fácil acesso em todo pasto, facilita o consumo do nutriente oferecido e também a hidratação pela água. Por isso, é preciso analisar em toda propriedade e também no pasto, o melhor local para o cocho e o bebedouro.
Por instinto, os bovinos tendem a permanecer mais próximos aos locais onde encontram água e comida. Então, se manter todos os cochos e bebedouros próximos uns aos outros, o gado ficará sempre amontoado em um único espaço. Além disso, o pasto dessa região será mais desgastado do que as outras.
No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?
Então, vamos lá!
Melhor local para o cocho e o bebedouro
Em primeiro lugar, o cocho deve estar longe de locais das aguadas, pois o sal não pode ser molhado. Inclusive, o ideal é que o cocho seja coberto, principalmente se for utilizada ureia como complemento. Se o pasto for de uma área extensa, por exemplo, deve ter mais de um cocho e bebedouro, a fim de induzir que os bovinos transitem por ela. Dessa forma, toda a pastagem será usufruída.
Já os produtores adeptos do pastejo rotacionado, podem fazer um corredor ou uma praça de alimentação, na qual atenda todas as áreas utilizadas na rotação.
Em segundo lugar, o cocho deve ter sete centímetros lineares por animal. Esse tamanho não impede que todos os animais se alimentem juntos.
Em terceiro lugar, não se esqueça de oferecer água potável para os bovinos. O líquido deve ser adequado para o consumo humano. A água, quando contaminada, pode provocar diversas doenças no gado, como a diarreia, além de infecções.
Outro fator importante é sempre manter o local seco. A lama, que geralmente fica em torno dos cochos e bebedouros, além de propiciar a presença de moscas, contribuir para a doença do casco.
Entretanto, é possível preveni-la. Saiba como na dica: Doenças no casco diminuem a produtividade do animal.
Talvez você também se interesse por esses conteúdos:
Cocho de cimento é a melhor opção para o gado?
Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos
E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
Não pare seus conhecimentos por aqui!
Por fim, a Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Estamos te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.
O objetivo como você que acompanha nosso conteúdo já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
Acesse agora e assista todo o conteúdo: Boi Saúde no YouTube.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Adorei as dicas estou começando na pecuária leiteira foi muito importante as dicas quero tudo de bom para minhas vacas porque com o manejo adequado elas vão produzir mais
Olá José, que bacana amigo, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!
Que dicas preciosas meu nobre,muito obrigado.
Olá Emílio, obrigado pelo elogio amigo, continue nos acompanhando para mais dicas sobre o mundo da pecuária!
Boa noite !! Muito bem ja uso esse sistema cocho e agua na praça de alimentação e o BOISAUDE, mi fortalecer ainda mais nas minha ideia, e sem falar q o pastejo rotacionado eu coloco mais animais por hectares.
Olá Adson, boa noite. Seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!
Olá Talita, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!