Partindo do princípio de que todo ser vivo precisa de água, por que o gado ficaria de fora? Um elemento fundamental para a produtividade da pecuária. E com algumas medidas é possível que economize água na pecuária, e muito mais que poupar dinheiro, é saber usar racionalmente esse recurso natural que está cada vez mais escasso.
Não importa a qualidade e quantidade de matéria seca e de nutrição que seu gado usufrui por dia, se a água está abaixo do consumo esperado, não só em relação aos litros, mas também no estado do líquido ingerido, a sua lucratividade não será a esperada. Acima de tudo, bovino hidratado não perde o peso e manter a saúde em dia e evita diversas doenças.
Entre as missões globais, a mais urgente é a preservação e economia da água. Afinal, esse item é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Por isso, é um elemento que precisamos valorizar cada dia mais.
No entanto, infelizmente, muitas pessoas desperdiçam água, deixando torneiras, mangueiras abertas sem uso e não utilizam em formato de reuso. Por isso, na dica de hoje, a Boi Saúde trouxe algumas dicas de como você pode economizar água dentro da sua propriedade. Confira a seguir.
Economize água: dicas na pecuária
- Instale calhas para fazer captação das águas pluviais, ou seja, água da chuva. Essa água pode ser armazenada em tonéis e barris com tampa. Dessa forma, esse estoque pode ser utilizado para lavar currais, salas de ordenha e outros utensílios do manejo;
- Utilize máquinas de água sob pressão. Os dejetos dos animais são eliminados facilmente se comparados com a mangueira. A economia com o uso desse objeto pode ser de até 50%.
- Para quem tem lavoura na propriedade, a sugestão é utilizar a irrigação noturna. Durante a noite, os ventos são em menor intensidade e o solo estará com temperatura amena. Então a água é absorvida diretamente, sem evaporação.
Para completar a dica, sugerimos que leia a dica que preparamos: Melhore a qualidade da água.
A importância do consumo de água na pecuária
Em primeiro lugar, a água tem diversas funções no organismo dos bovinos. Impacta em aspectos como a temperatura corporal do gado, na digestão, excreção, crescimento e até reprodução.
Em segundo lugar, diversos fatores impactam o consumo de água na pecuária. Entre eles, tipo e tamanho do animal, peso, idade e genética.
Mas não para por aí. O tipo de dieta, ingestão de matéria seca e de sal, ganho de peso e produção de leite. E ainda temos os fatores ambientes: umidade, temperatura e velocidade do vento.
O animal que não consome a quantidade de água adequada pode ficar desidratado.
Os sintomas podem ser olhos secos, diminuição de urina e água nas fezes, consumo de ração abaixo do esperado, e o mais temido pelos produtores: a perda de peso.
Portanto, não deixe de monitorar o gado e conferir se está tudo bem com a saúde física dos animais. Para continuar estudando sobre o assunto, indicamos que leia: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto
Por fim, você também pode obter conhecimento sobre produção de gado pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Então acesse agora: Boi Saúde no YouTube.