Em áreas que contém vários tipos de pasto é preciso ter muita habilidade para manejá-las. Cada uma demanda de formas específicas de cuidado, assim como tempo de crescimento. Os pastos com várias espécies na mesma área precisam ter as vantagens analisadas. E é aqui que você saberá como fazer esse análise.
O produtor pode ter várias espécies de plantas no mesmo pasto. Porém, cada uma demanda de cuidados específicos. E é preciso manejá-las cada uma de acordo com suas necessidades, o que demandará tempo e emprego de mão de obra.
Como algumas espécies têm tempo de crescimento diferentes de outras, fazer toda a manutenção de uma única vez fica inviável. Aspectos como: tempo de recuperação, tempo de rebrota, estado nutricional com a falta de chuvas são fatores essenciais.
Pastos com vários tipos de pasto
A orientação para uso de pastos com várias espécies na mesma área é onde há variação de solo. Isso significa existirem forrageiras antigas que não resistiram e morreram. Outra indicação é em regiões muito úmidas, onde há necessidade constante de troca, devido à degradação mais rápida do capim.
Já dois tipos de braquiárias, humidícola e dictioneura, podem ter essa variação como aliada. Já que ambas têm crescimento demorado e com outra pastagem, evitará a invasão de plantas como ervas daninhas, por exemplo. Os cupins também devem ser deixados da porteira para fora. Saiba como eliminar esse problema: Como eliminar cupins no pasto com dicas simples.
Outra dica importante é não exceder o número de bovinos por lote. O ideal é não ultrapassar 100 animais. Dessa forma, todos terão quantidade de alimento suficiente e o pasto terá condições de se recompor.
Quer continuar no assunto sobre pastagem? Acesse a dica: Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal.