O confinamento tem muitas vantagens. As propriedades que sofrem com a seca podem adotar esse sistema e ter bons resultados. Basta ter foco na alimentação e cuidados com o manejo diariamente. Agora, qual será o tempo ideal para tirar o boi da engorda em confinamento?
Você inseriu o gado no confinamento, ofereceu toda a ração baseada em dieta de alta energia, preveniu os problemas de saúde com suplementos no cocho, teve aumento de peso e rendimento de carcaça. Será que chegou a hora?
Por ser um sistema de engorda rápida, pode reduzir em até um ano o tempo de abate, quando comparado com os bovinos criados à pasto. Dependendo da alimentação oferecida, o gado pode ganhar mais de 1kg por dia. Claro que fatores como raça, ambiente e manejo contam muito.
E por falar em alimentação, você sabe o que oferecer no cocho nessa fase? Não deixe de conferir a dica: Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação.
Engane-se que apenas grandes propriedades podem aderir o confinamento. As pequenas também têm condições e podem fazer pequenas adaptações.
Para te inspirar, preparamos as orientações: Confinamento de gado em pequenas propriedades.
O foco é manter o gado em instalações confortáveis, com sombra, alimento no cocho e água no bebedouro. A taxa de lotação por baia é também bem importante respeitar.
Quando tirar o boi da engorda em confinamento?
O boi de confinamento atingiu o peso ideal de 450 kg entre 24 meses e 36 meses de idade? Então, chegou o momento de tirá-lo do sistema e encaminhar para o abate.
Já sobre a época, como o boi confinado tem um giro mais rápido, deixar para a entressafra te proporciona melhores resultados, quando a procura é alta e há pouca oferta no mercado.
Como chegar nessa meta?
Se assustou com o peso e a idade? É uma meta que pode ser atingida sim. Não importa se você é adepto do Boi 777, no qual se alcança a conquista de sete arrobas na cria, mais sete na recria e mais sete na terminação ou não.
O confinamento exige foco direto naquilo que é oferecido no cocho. É dali que todo o resultado e qualidade da sua produção será refletida.
Uma dieta baseada em concentrados e com suplementos no cocho garante uma engorda rápida com pouco gasto de energia.
Assim que o produtor se decidir pelo confinamento, precisa estar ciente de que, por mais que ofereça a melhor alimentação disponível, outros fatores são mais que necessários para se obter um bom resultado:
- Genética: só adquira animais com boa genética e que você tenha conhecimento de registro genealógico;
- Sabe a estrutura que indicamos lá em cima? Então, você pode começar se adequando ao seguir as orientações da dica: Projeto de confinamento de gado de corte: instalações;
- Avalie os custos e se possível, plante os principais grãos como milho e soja. É uma boa economia e você pode aderir o sistema Integração Lavoura Pecuária.
Mais que dieta de alta energia, suplemento no cocho
O boi de confinamento exige mais que grãos. Como é uma dieta de alta energia, o consumo em excesso pode causar problemas de saúde que impactam a engorda.
Sem contar que quando há complemento com sal mineral e sal proteinado, o bovino consome nutrientes que seriam encontrados no pasto. E mesmo que você ofereça silagem de forrageira, é importante ter sempre esse complemento no cocho.
Apenas o sal não é suficiente para uma boa conversão alimentar e prevenção dos problemas como acidose ruminal.
O uso da virginiamicina além de agir diretamente no combate a essas doenças, também promove uma absorção de todos os nutrientes e vitaminas da ração e dos sais.
Assim, o gado não sofre e não tem perda de peso, já que entre os sintomas da acidose está a falta de apetite e boi de confinamento que não come, não engorda.
Quer potencializar a sua produção, não deixe de conferir a dica: Boi 777 e Virginiamicina: maior velocidade no giro?.
Confira nossos conteúdos em formato de vídeo. Acesse o canal: Boi Saúde no YouTube.