fbpx

Vacas de cria improdutivas: confira o papel da virginiamicina

Os produtores que atuam com reprodução na propriedade podem usufruir de resultados satisfatórios. Mas nem sempre o índice esperado da estação de monta é atingido. Algumas vacas de cria podem se tornar improdutivas e podem causar prejuízos.

Por isso, nesta dica de hoje, a Boi Saúde vai te orientar sobre como reverter o problema de forma prática.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos começar?

 

Por que a vaca pode se tornar improdutiva?

 

Em primeiro lugar, as vacas podem se tornar improdutivas por alguns motivos. Temos a classificação de vaca solteira, a matriz que não emprenha na última estação de monta ou não está com bezerro. São os animais que ficaram sem procriar por 12 meses.

Será que é possível reverter essa situação ou a matriz já deve ser destinada ao descarte? Antes de partir para essa decisão, é importante fazer a avaliação do escore corporal das vacas de cria da propriedade. Assim, é possível conferir as condições físicas ao avaliar o escore. Para saber como proceder, clique na dica: Matrizes bovinas: como avaliar o escore corporal?.

Em segundo lugar, quando demais vacas emprenham de um único touro (um reprodutor pode cobrir até 30 matrizes) e uma única fica vazia, é preciso investigar os motivos da ausência da gravidez. O problema pode ser nutricional. Quando o organismo não está atuando de forma regular, os órgãos reprodutivos podem agir com falhas, por exemplo.

Para evitar o problema e até mesmo revertê-lo, basta implementar estratégias nutricionais que incluam a virginiamicina.

 

Vacas de cria improdutivas: confira o papel da virginiamicina
Vacas de cria improdutivas: confira o papel da virginiamicina. Foto: Pixabay

Como tratar vacas de cria improdutivas 

 

Se você ainda não utiliza a virginiamicina na propriedade como estratégia de engorda, precisa conhecer os benefícios. Mas nessa dica, nosso foco é reprodução. Por meio de protocolos nutricionais, é possível aumentar o escore das vacas de cria e ter bons resultados na reprodução. E não importa o método, seja por estação de monta, seja por fertilização in vitro, por meio da reprodução artificial.

Benefícios da virginiamicina em vacas de cria, segundo a Phibro:

  • Melhora do escore de condição corporal. A partir do consumo, há melhora do status energético;
  • Melhora de eficiência produtiva das matrizes;
  • Vacas de cria emprenham mais cedo na estação de monta.

Esperamos que essa dica seja uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio, amigo produtor! Agora, caso tenha alguma dúvida, é só deixar abaixo nos comentários.

 

Conteúdo em vídeo

 

Mais dicas sobre como melhorar a sua pecuária estão disponíveis no nosso canal. Vídeos de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito.

Acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.

Por fim, não se esqueça de se inscrever no canal. Dessa forma, você será notificado a cada atualização. A cada semana um novo vídeo é publicado com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*