fbpx

5 motivos para você não desistir da pecuária em momentos difíceis

A vida é feita de altos e baixos e na pecuária não seria diferente. Por anos podemos ficar com grande entrada no nosso fluxo de caixa e nos meses seguintes, vir uma fase de vendas abaixo do esperado. Na criação de gado, muitos aspectos são responsáveis pelo lucro. E alguns deles ficam fora da nossa porteira, como a economia não só do Brasil, mas global. E quando isso acontece, ficamos muito desanimados e pensamos, muitas vezes, em desistir. Saber o que fazer quando estamos nessa situação é desafiador, mas existem saídas. Entenda porque você não deve abandonar a pecuária em momentos difíceis.

 

 

5 motivos para você não desistir da pecuária em momentos difíceis

1 – A pecuária é necessária para o abastecimento do país

O agro abastece a mesa dos brasileiros em todas as refeições do dia. Aquele nosso tradicional café com leite e pão com manteiga, depende 100% do nosso setor. Sem contar no consumo de carnes no dia a dia e naquele churrasco do fim de semana, que se enquadra diretamente na criação do gado de corte.

Mais que fornecer alimentos, o Brasil é maior exportador de carne do mundo e o segundo maior produtor, apenas atrás dos Estados Unidos, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI). Por isso, o país precisa da continuidade da produção de carne, seja para consumo interno e externo. Esse fator nos motiva e muito a continuar, frente à diversidades. 

 

2 – E só uma fase e você vai passar por ela

Encarar que a vida é uma montanha russa, já que muitas vezes estamos no topo e em outras na descida, é uma sábia decisão. Entender o problema que se está passando a fundo, seja de ordem de criação, com dificuldade para o gado ganhar o peso ou até mesmo fatores econômicos externos, é o ponto de partida para estudar a melhor forma de sair dele.

Para muitos deles, é possível contar com apoio. Caso você esteja passando por uma fase difícil, não deixe de compartilhar com sua família. Pontue aos membros o problema e como poderão auxiliar a sair dele. Traga-os para perto. Tenha a união familiar como base para esse momento.

Já no campo técnico, mensure o que realmente pode ser feito na sua pecuária em momentos difíceis. Verifique se a sua região tem cooperativas, grupos de produtores, colegas para troca de experiência e auxílio para resolução daquilo que está impedindo seu progresso.

3 – Nossa atividade é uma das mais estressantes, mas também uma das mais satisfatórias

Satisfação pessoal conta muito ao seu escolher uma profissão. Não importa como você chegou na pecuária (seja por herança, oportunidades de emprego na sua região ou até mesmo, uma decisão profissional) – a satisfação de atuar no campo é algo surpreendente e só quem vive sabe como é.

O dia a dia não é fácil, lidamos com várias situações ao mesmo tempo e executamos múltiplas tarefas no mesmo dia ou até ao mesmo tempo. Mas ao ver a nossa terra com o nosso gado, o coração transborda de orgulho e satisfação.

 

4 – Os ciclos da pecuária vem e vão

Se você ainda tem dúvida sobre os ciclos de pecuária, comece a estudar por aqui: Ciclo pecuário do gado de corte: entenda o que é. 

Caso seja um ano de ciclo fraco para a pecuária, a recuperação virá no seguinte. Enquanto isso, atuar da melhor forma possível, evitando ao máximo a queda de peso e focando no ganho de arrobas e a qualidade do produto a ser entregue é o melhor a se fazer.

Seguir as Boas Práticas da Pecuária sempre foi o caminho, não importa a fase que estamos passando, afinal, os animais merecem nossa atenção e respeito, sendo muito bem tratados em todos os âmbitos, desde o manejo com a máxima redução de estresse até no detalhe do que é oferecido no cocho.

 

5 – Subir um degrau por vez faz parte do processo

Pode ser apenas uma fase ou um processo de estagnação. Mas subir um degrau por vez é importante, mesmo que pareça devagar. Ao fim da jornada, analisando todos os passos conquistados, você vai enxergar que o processo, mesmo longo, valeu a pena.

Uma orientação bem importante é não se comparar. Cada pecuarista enfrenta realidades diferentes e cada um sabe onde dói mais o calo. Ainda, a raça do gado, qualidade do pasto, número de funcionários, apoio familiar e muitos outros quesitos impactam diretamente a produtividade. A forma como você se relaciona com o mercado conta também. Comunicação é uma habilidade que pode ser trabalhada e melhorada com o tempo.

E não se esqueça do básico. Para reverter a situação da sua pecuária em momentos difíceis é preciso agir e fazer algo que produtores rurais fazem muito bem, arregaçar as mangas e partir para a lida.

Existem diversas formas de aumentar o desempenho e você pode ir implementando táticas aos poucos, até se reerguer completamente. Para saber quais são elas, acesse os conteúdos:

Foto da capa: Fazenda Periquitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*