Raça ideal para investir no confinamento


Esse vídeo esclarece qual a melhor raça para confinamento ou semi-confinamento.

Cada vez mais os produtores brasileiros têm investido em raça para confinamento.  Investir na nutrição do animal traz um excelente resultado. A pergunta sobre a melhor raça para confinamento e semi-confinamento é feita com frequência.

Sem título 32 300x213 - Raça ideal para investir no confinamento
Cruzamento de raças é a opção ideal para confinamento de gado

A resposta para melhor raça para confinamento

Qualquer raça pode ser utilizada no regime de confinamento e semi-confinamento. Porém, existem raças que tem uma conversão alimentar melhor que outras. São animais que chegam ao peso de abate com menos tempo.

Um exemplo: se o trabalho for com animais zebuínos como nelore e gir, que são animais mais resistentes, porém raças mais demoradas na engorda, o produtor terá que demandar mais tempo para o abate.

Se o trabalho for com animais taurinos, como a raça simental e angus, que são mais nobres, e chegam ao peso ideal em menos tempo, é preciso investir em um bom antiparasitário.  Essas raças têm características como menor resistência a parasitas como carrapatos e ao clima tropical brasileiro.

Decisão de raça para confinamento

O produtor precisa colocar na balança todas essas características e mensurar qual será a melhor raça de acordo com a sua região, regime praticado a pasto, além de análise sobre o tempo de abate.

Antes de iniciar o confinamento, dê preferência ao cruzamento industrial, ou seja, animais frutos de zebuínos e taurinos. Os animais resultado desse cruzamento têm boa resistência aos parasitas e ao nosso clima e chegam ao peso em tempo rápido. Esses aspectos resultam em uma ótima lucratividade.

Quanto a castração dos animais

Se for animais jovens, é melhor que sejam animais inteiros. O animal jovem, o boi inteiro, tem um ganho de peso melhor.

Se for animais na terminação ou na fase de acabamento, dê preferência a animais castrados, esses alcançam o peso em menos tempo.