Se você estava em busca de entender qual é o melhor sal mineral para gado de corte no mercado, temos uma boa notícia! Você veio parar no lugar certo. Afinal, nesta dica a Boi Saúde vai te explicar exatamente qual o melhor sal mineral para gado de corte.
Se preferir, basta assistir o vídeo abaixo do nosso consultor José Carlos Ribeiro. No entanto, te convidamos também para ler o texto até o final e assim que terminar, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?
Então, vamos lá!
Vários tópicos devem ser analisados quando o produtor for escolher qual o sal mineral irá oferecer ao gado. No entanto, mais importante que o valor e a composição, é necessário analisar como o rebanho está consumindo esse sal, que não deve ser maior ou menor que o recomendado para que não haja desperdício de investimento financeiro. Além disso, a não obtenção do resultado esperado.
Em muitas propriedades, o consumo gira em torno de 30 a 40 gramas de sal mineral por dia por animal, além da análise de outros fatores como tamanho do animal e quantidade de matéria seca disponível para consumo diário. Mas o consumo ideal gira em torno de 70 a 100 gramas de sal mineral por dia por cabeça. Na sua propriedade esse consumo é o alcançado? Observe para que você não tenha prejuízos e ajuste a dose.
Baixo consumo de matéria seca
1- Geralmente o produtor mantém todo o gado no mesmo pasto, o que gera uma competição. Afinal, animais maiores consomem mais que deveriam e animais menores não se alimentam adequadamente. Sendo assim, a solução é separar sua propriedade em dois piquetes com os animais de acordo com o porte;
2- O segundo fator é quando a troca do sal é feita, acontece a refuga. A solução para o problema é misturar farelo de milho ou de trigo com esse sal e ao longo do tempo, o produtor pode diminuir a quantidade desse farelo até que fique apenas o sal mineral. Se você estiver usando mais o sal mineral acima do indicado, pode misturá-lo com o sal branco;
3- O terceiro fator é o cocho. É necessário o espaço de sete centímetros por cabeça de gado para que não haja competição de todos. Se for sal proteinado, o espaço deve ser em torno de 15 cm. Uma dica: ao invés de fazer um cocho de quatro metros, é preferível você fazer dois cochos de dois metros cada e manter uma distância de seis metros entre eles. Contudo, é imprescindível que o cocho fique perto da água dos animais.
Qual o melhor sal mineral para gado de corte: consumo por cabeça
Para você saber o consumo por cabeça de gado ao dia, você vai pegar a quantidade de quilos do sal, período em que foi consumido e o número de animais, divida um pelo outro, o resultado será o consumo de animal por dia.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: Sal Mineral para bovinos.
Não pare por aqui. Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.
O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Até a próxima dica!
José Carlos boa tarde.
Eu tenho uma pequena recria de novilha, quero deixar pra ser vaca. Quero saber se posso colocar pra elas dia a dia fubá de milho misturado com sal branco comum ? E qual a contidade da mistura?
Olá Vanilton, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Muito bom ajuda bastante… Parabéns!
Tenho uma dúvida posso misturar o milho triturado no sal mineral? Ainda não tenho cocheira coberta intaum não posso usar urei certo?. ..
Olá Marcos, nós possuímos uma dica de sal mineral e milho triturado que pode lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/sal-mineral-e-milho-triturado/
TB estou iniciando minha criaçao e estou muito intusiasmado, vejo um futuro promissor para meu pequeno rebanho. Seguirei acompanhando o vídeos para que se Deus Quizer próximo ano está sentando meu rebanho.
Tenho um bezerro que está demorando muito a curar uma bicheira nos testículos. O q devo usar com mais eficácia?
Olá Fernando, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Excelente dicas , realmente bate com a prática,
Olá Aldemario, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!
Não tenho muito à acrescentar pois sou iniciante na atividade. Adquiri uma pequena propriedade onde estou iniciando a cria de 20 cabeças de animais, fêmeas e machos todos com idade aproximada de 1ano e 6 meses.
Estou tentando aprender o que oferecer em termos de sal para esses animais durante todo ano.
Olá Joaquim, continue acompanhando nossos posts, eles irão te ajudar muito nesse começo e na continuidade!