Feno em pé precisa de manejo de pastagem


Essa dica é direcionada ao produtor para enfrentar o período da seca com a técnica do feno em pé.

As pastagens no período de seca merecem atenção especial devido ao déficit nutricional causado pela ausência de chuvas. A grande reclamação do produtor rural no Brasil é a perda de todo o peso ganho na época das águas, pela escassez dos nutrientes. Muitos não se preparam para enfrentar o período da seca e o animal fica sem pastagem. Fato que aumenta muito os custos do produtor. O gado precisa ser alimentado no cocho com ração, sal mineral e proteinado como complementos nutricionais.

Planejamento para o período da seca com feno em pé

Divida sua propriedade em duas partes, 50% do pasto será fechado e vedado para ser usado somente no período da seca. Feito de maneira correta, a propriedade terá um pasto com alto teor nutricional e em grande quantidade.

Esses 50% vedados serão divididos em três partes:

  • Uma será fechada no mês de fevereiro, por volta do dia 15 e será reaberta somente no mês de maio. Essa pastagem maio estará com bom volume e um ótimo valor nutricional;
  • As outras duas pastagens serão vedadas no mês de março para reabri-la em julho. Esses 2/3 serão trabalhados até o fim da seca.
Técnica do feno em pé garante boa nutrição na seca
Técnica do feno em pé garante boa nutrição na seca

Antes da vedação,  o pasto precisa ter no máximo 15 cm e passar por adubação. Os capins indicados para esse processo são: braquiária decumbens, gramas estrela, marandu, piatã e tiftons. 

Essa ação é uma boa garantia para evitar a perda de peso do rebanho. O valor nutricional desse pasto não é o mesmo da seca, mas poderá ser complementado com sal mineral e proteinado. A principal vantagem é a redução de custo.

Essa técnica é chamada de feno em pé e feita com planejamento, garante boa lucratividade nos seus negócios. Para se ter um bom resultado, o solo deve estar saudável, sem indícios de pragas como percevejos e cigarras.

Para complementar a dica e garantir uma nutrição ideal para seu plantel, acesse:

O que servir na seca para o gado

Sal mineral para bovinos