fbpx

Diferenças entre o sal comum e a função do sal mineral

Muitos produtores já têm conhecimento sobre a importância do sal mineral na saúde dos bovinos. Mas qual a diferença entre a função do sal mineral e o que usamos em nossa culinária para temperar os alimentos? É o que a Boi Saúde vai te esclarecer na dica de hoje.

Confira as diferenças entre o sal comum e o sal mineral e porque o último deve ser utilizado na pecuária. Para isso, assista o vídeo abaixo e leia o conteúdo até o final.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar o seu comentário no fim do post, combinado?

Então, vamos começar!

 

 

Complementar a alimentação do gado para evitar a perda de peso e prevenir doenças graves é essencial. As propriedades que não utilizam suplementação, além de não ter uma produção eficiente, podem ter sérios prejuízos.

A seguir, vamos entender as diferenças entre o sal comum e o sal mineral. Acompanhe!

 

Diferenças entre o sal comum e a função do sal mineral
Diferenças entre o sal comum e a função do sal mineral – Foto: Reprodução Internet

Diferenças entre o sal comum e a função do sal mineral

 

Em primeiro lugar, o sal comum é o cloreto de sódio, aquele utilizado como tempero em nossas cozinhas. Facilmente encontrado nos supermercados e em estabelecimentos comerciais comuns. Em segundo lugar, não tem ingredientes nutricionais, além de cloro, sódio e iodo. O uso é destinado ao consumo humano. Em terceiro lugar, não causa nenhum impacto na saúde nutricional dos bovinos.

Já o sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. Afinal, é um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem.

A composição é feita a partir da mistura de diversos ingredientes. Para saber qual o ideal para sua propriedade, conheça as deficiências do solo.

Dessa forma, será possível garantir uma suplementação balanceada e equilibrada para seu gado. Por exemplo, se o fósforo e o cálcio não tiverem quantidade adequada no seu pasto, o sal mineral escolhido precisa ter grande concentração desses elementos.

Inclusive, esses dois citados, são fundamentais para garantir uma boa reprodução às matrizes.

O sal proteinado preparado na sua propriedade reduz alguns custos. Aprenda a fazer no link: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

Para checar se seu solo é pobre ou rico em determinados componentes, algumas empresas particulares oferecem o serviço de análise e até mesmo algumas Vigilâncias Sanitárias locais. A análise de solo é uma boa opção: Análise de solo: por que fazer na sua propriedade?

Além disso, esse tipo de sal é comercializado apenas em casas e empresas de nutrição animal e bovina.

Por fim, você ainda tem dúvidas sobre o uso do sal? Acesse a dica Como aumentar ou diminuir o consumo de sal mineral e aumente os resultados da sua produção.

 

Conteúdo em vídeo

 

Não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!  Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos no YouTube. Por isso, te convidamos para dar uma passadinha por lá.

Todo o conteúdo disponível é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana! Portanto, não perca tempo! Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

14 pensou em “Diferenças entre o sal comum e a função do sal mineral”

  1. Quería Uma receita de raçao para terneiro de 4 meses
    Tipo quantidade dé sal milho soja virbiniicima ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Silvio, tudo bem? Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  2. Guilherme Nunes disse:

    Boa noite,meu nome é Guilherme.
    Gostaria se saber se o sal de cozinha refinado ou grosso puro ou misturado com o arroz pode ser colocado para o gado.
    Qual o benefício? e
    Qual malefícios que pode trazer pra esse gado?
    Lembrando que esse gado se alimenta 100% a pasto o ano inteiro.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Guilherme, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Antonio sousa amorim disse:

    Olá o sal mineral, fosquima total da agroquima, é um sal mineral bom ?.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antonio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Paulo Rodrigues disse:

    Ola como vai sua semana, qual a diferença entre sal mineral comum com sal mineral reprodução?
    responde ai pra gente e que os ingredientes são os mesmos

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. Em sabendo o sol bovino é p gado, meu amigo João, gostaria de de saber quais as possíveis consequências uma vez que ele já utiliza a um ano
    Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fernando, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  6. Reginaldo Muniz disse:

    Olá, boa noite! Tenho uma dúvida.

    Por exemplo: O sal mineral com aproximadamente 50% de NaCl (sal comum), faz com que o animal consuma 70 gramas da mistura minera por dia, e automaticamente consuma 35 gramas de sal comum. Isto na prática realmente é visto a medida que é observado as especificações nos rótulos de suplementos minerais, e realmente é o que deveria acontecer levando-se em consideração as informações do NRC, que determina um limite máximo diário de ingestão de NaCl (sal comum) na ordem de 30 a 40 gramas de NaCl (sal comum) por animal adulto por dia (POIS ACIMA DISTO FUNCIONA LIMITANDO O CONSUMO).

    Mas eu não entendo a situação do sais proteinados. Por sua vez, estes produtos apresentam 19% e ou até valores mais altos de NaCl (sal comum) e o animal consome 675g ou mais em determinadas situações. Por que isso acontece? Se analisado em termos quantitativos, o animal consumindo 675g (indicação do produto de 1 a 2g/kg PV) com 19% de NaCl (sal comum) estaria ingerindo 128,25g de NaCl (sal comum) estando este valor bem acima do que o NRC determina. Se é isto mesmo, e o sal acima de 40g por animal por dia limita o consumo, porque isso não se aplica para o caso dos proteinados?

    Desde já agradeço pela atenção.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Reginaldo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  7. Edinelson Santos disse:

    O sal mineral eh prejudicial ao ser humano????

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edinelson, nossas dicas são somente para bovinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*