Controle parasitário em bovinos


Entenda a importância do antiparasitário em bovinos.

Controle antiparasitário deve ser uma das prioridades do produtor de bovinos.  A prevenção evita que o gado fique sem nutrientes necessários para um bom desenvolvimento e usufrua da ração, pastagem e sal mineral oferecidos com o aproveitamento esperado, a partir de uso de antiparasitário. 

Muitos produtores possuem uma grande preocupação com a nutrição animal, o que é correto, afinal esse é o principal meio de alavancar a produtividade dos animais e muitos possuem custo elevado com sais proteinado e mineral de excelente qualidade, etc. O fator que a maioria dos produtores deixa em segundo plano e prejudica o aproveitamento da nutrição animal é o controle parasitário. O animal quando está infestado de parasitas fica estressado e não consome os minerais deixados no cocho. Isso faz com que o produtor não obtenha o resultado desejado. 

Sem título 20 300x216 - Controle parasitário em bovinos

Tratamento antiparasitário 

O tratamento antiparasitário feito incorretamente deixa o gado sem disponibilidade para consumir água, ração, pastagem e sal. Por isso o controle  deve ser uma das prioridades do produtor. Ao oferecer bem-estar, o animal consome os elementos nutricionais oferecidos e terá bons desenvolvimento e desempenho. 

Não adianta oferecer ração e sal mineral de ótima qualidade e alto custo se o controle não for efetivo. O parasita consome todos os nutrientes que os animais necessitam para se ter saúde, além de proporcionar estresse. É importante alertar todos os profissionais envolvidos no manejo do gado para que fiquem atentos aos sintomas descritos acima. O tratamento precisa ser  oferecido o mais rápido possível para não proporcionar prejuízos à saúde do animal. Assim custos com tratamentos veterinários podem ser evitados.