Manter a produtividade com a ração para bovinos leite na seca é fundamental.
Saiba mais sobre o assunto na dica de hoje da Boi Saúde. Acompanhe!
Manter a produtividade leiteira com nutrição na seca é desafiador. O gado de leite é o que mais sofre nesse período. O leite é formado por 88% de água e o animal precisa de um consumo uniforme de ração para que continue a produção adequadamente.
Ração para bovinos leite na seca
Se na propriedade estiver sobrando de 10% a 15% de ração no cocho dos animais, está correta a quantidade que está sendo servida. Mais do que essa quantidade, o produtor estará desperdiçando alimento. E caso seja menos, é necessário aumentar o volume oferecido ao gado.
Existe um número ideal para que o produtor não se perca, não desperdice ração e consequentemente, investimentos. A produtividade leiteira do animal tem que estar ligada à nutrição dele. Então, para cada 3 a 5 litros de leite que a vaca produz, faça a mistura de um quilo de ração.
Um exemplo: se a vaca produz 10 quilos de leite por dia, sirva três quilos de ração para esse animal. É uma dose individual que deve ser feita em todas as vacas produtoras de leite da propriedade. É com essa dosagem que a produtividade não será afetada no período da seca.
Manter os animais sadios ao oferecer uma nutrição adequada evita diversos problemas. Desde a doenças prevenidas até o oferecimento de produtos de má-qualidade.
A seca é um período no qual o produtor enfrenta grandes dificuldades na alimentação dos bovinos. A queda na produção de leite e ganho de peso podem ser evitados com planejamento. Se a propriedade se adequar no período das águas, na seca estará pronta para enfrentar essa época sem eventuais perdas.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?
Como criar gado leiteiro com bons resultados?
Quando o assunto é ter bons resultados com gado leiteiro, existem algumas dicas práticas que irão fazer a diferença no seu negócio. Vamos a elas?
- Escolha a raça. Algumas delas têm mais desempenho que as outras. Além disso, é fundamental que seja uma que se adapte ao clima de sua região. Faz mais frio ou calor? Pense nisso na hora da escolha;
- Pense na estrutura da propriedade: curral, sala de ordenha, pasto, sala de armazenamento do leite etc;
- Escolha a sala de ordenha com cuidado. Ou seja, com fácil acesso do gado, arejado etc.;
- Sanidade animal: esteja atento ao calendário de vacinas para prevenção de doenças;
- Alimentação e nutrição: produzir leite de qualidade demanda uma alimentação de qualidade. Portanto, ofereça a alimentação já com suplementação.
Para complementar as dicas acima, sugerimos que leia o texto a seguir: Como criar gado leiteiro com bons resultados?
Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos!
Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!