A virginiamicina para bovinos é um suplemento que potencializa a engorda do gado. Produtores que garantem uma boa lucratividade não deixam de utilizá-la no cocho. Porém, em qual regime ela deve ser usada? A pasto ou no confinamento? Aqui, vamos te mostrar os benefícios do uso nos dois métodos para que você decida como aplicá-la.
Em primeiro lugar, você precisa saber o que é esse composto antimicrobiano. Foi descoberto na Bélgica na década de 50. É um princípio ativo que melhora a produtividade e desempenho do gado. Estudos indicam um aumento de 15% do peso vivo ao mês quando utilizado. O composto é uma tecnologia que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Contudo, melhora a imunidade. Promove crescimento quando utilizado em baixas doses. Além disso, melhora a eficiência alimentar.
Virginiamicina para bovinos no pasto
Em segundo lugar, há cinco anos, por meio de estudos, tem se mostrado benéfica em uso a pasto. Para pequenos e médios produtores, o custo-benefício do uso do suplemento a pasto é vantajoso. Quanto menor o produtor, maior a busca de eficiência, devido a necessidade de produtividade dentro de uma área que tem mais cabeças por hectare.
Virginiamicina para bovinos no confinamento
Em terceiro lugar, é muito utilizada no confinamento. Tanto que o uso contempla 65% do gado confinado no Brasil.
Para garantir a engorda que os confinamentos bem sucedidos têm, que gira em torno de 1,8 kg/dia/animal, é preciso investimentos. Uma alimentação bem balanceada com altas doses de nutrição promove esse ganho de peso. Claro que, bem-estar animal e sanidade em dia, contam muito. Além de higiene, água fresca e sombra. Se você é adepto desse método, saiba mais no link: 5 dicas para seu confinamento dar certo.
Dosagem
Por fim, se você chegou até aqui, deve estar se perguntando sobre a dosagem. Para ambos os regimes, a dose ideal é adicionar 2 gramas da virginiamicina pura por dia/animal.
O uso nas águas e na seca tem resultado efetivo. É importante lembrar que a suplementação deve ser feita o ano todo, não apenas no período da seca, que precisa ter uso contínuo para manutenção.
No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso, bem como evita o aparecimento de doenças por falta de nutrientes. Entretanto, há estudos que comprovam o aumento de peso da virginiamicina no período das águas, nos bovinos criados a pasto.
Mais dicas sobre como melhorar a sua pecuária estão disponíveis no nosso canal no YouTube. Lá você encontra vídeos de fácil compreensão com acesso totalmente gratuito. Acesse agora mesmo e desfrute de todo o conteúdo: Boi Saúde no YouTube.
A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Combinado?
Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima dica, amigo produtor. Então, até lá!
Perigo em uma alta dosagem?
Olá Luiz, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui, no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br.
Reprodutores podem consumir Virgiamicina? qual as consequencias caso consuma?
Olá Natal, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Boa noite , pode- se usar a virginiamicina em ovinos e caprinos
Olá Gerson, obrigado por nos acompanhar, pode sim, além dos bovinos, os caprinos e ovinos obtém excelentes resultados com o uso da Virginiamicina.
Boa tarde, pode-se dar Virginiamicina até os Animais irem para o abate ?
Melhores cumprimentos
Ricardo Alexandre
Olá Ricardo, pode sim! Conte sempre com a Boi Saúde.