O seguro é caracterizado como rural quando envolve propriedades localizadas no campo e também do gado. Sim! Isso mesmo. É uma boa alternativa você fazer seguro do plantel. Além disso, a lavoura também pode ser segurada.
E para que você esclareça suas dúvidas, vamos te explicar mais sobre o seguro rural.
Reforçando que a Boi Saúde não atua com seguros. Portanto, essas dicas são apenas para promover e orientar nosso público, com informações sobre o assunto.
Então, vamos lá? Assista o vídeo abaixo e acompanhe o conteúdo até o final.
Em primeiro lugar, o seguro rural garante sua propriedade e produtividade. Ou seja, não é desperdício de dinheiro, mas sim uma garantia.
Em segundo lugar, em países desenvolvidos como Estados Unidos, Holanda e Alemanha, em torno de 80% das propriedades rurais são seguradas por seguros privados ou do governo. Não importa o tipo de contratação, mas a preocupação em ter um patrimônio protegido é tão grande, que chega a esse alto índice.
No entanto, em comparação, no Brasil, o dado é de apenas 20%. Uma diferença gritante, não é amigo produtor?
O clima brasileiro tem características diferenciadas em cada região, devido a grande extensão continental. Sendo assim, tempestades, granizos, geadas, inundações, incêndios e a seca podem trazer sérios prejuízos ao negócio. Em resumo, adquirir um seguro rural, auxilia em todos esses tipos de riscos.
Portanto, o produtor precisa ter a consciência que o investimento é pequeno, diante dos benefícios, tranquilidade e também segurança que esse tipo de seguro proporciona.
Como funciona o seguro rural
Varia de estado para estado, mas o Governo Federal tem um seguro próprio para produtor rural, que garante até 50% dos prejuízos dos eventos citados acima, além de outros, causados por fenômenos naturais.
Por isso, consulte no seu município ou seguradora sobre esse tipo de seguro.
Lembre-se que, acima de tudo, o seguro faz a parte dele e você também pode e deve fazer a sua.
Confira a dica para proteger seu gado: Como prevenir mortes de bois por raios e descargas elétricas.
Talvez você também se interesse por esses conteúdos:
Seguro de gado: preciso fazer?
Seguro pecuário para gado de leite
E então, amigo produtor, você tem seguro rural aí na sua propriedade? Conte aqui nos comentários. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!
Caso você tenha alguma dúvida, estamos à disposição! Basta deixar sua pergunta no final do texto. Será um prazer te responder!
Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?
Conteúdo em vídeo
Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.
Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Pois é.
Então, que tal dar uma passadinha por lá? Acesse: Boi Saúde no YouTube.
A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
Nos vemos na próxima dica. Até lá!