fbpx

Proteinado para gado de corte: qual o melhor horário?

Tem produtor que atua com o melhor manejo que existe. Oferece a alimentação e nutrição adequada. Mas mesmo assim, a engorda não acontece.

Seus animais não estão aceitando bem o sal proteinado para gado de corte no cocho? Às vezes, o horário oferecido pode estar impactando o consumo. E, isso reflete diretamente na produtividade.

Por isso, nesta dica, vamos aprender se existe um horário específico para oferecer esse tipo de sal aos bovinos.

Tendo alguma dúvida sobre proteinado para gado de corte já sabe, né? Escreva pra gente nos comentários. Será um prazer te responder.

Vamos lá?

 

 

O sal proteinado é um forte aliado da pecuária. Afinal, ele repõe os nutrientes não encontrados no pasto. E não importa a época, seja na seca, seja nas águas.

Composto por cálcio, cobalto, enxofre, ferro, fósforo, flúor, magnésio e potássio, mantém a saúde dos bovinos em dia, garantindo uma boa imunidade.

 

Por que oferecer sal proteinado para gado de corte?

 

Se você ainda tem dúvidas sobre oferecer esse componente aos seus animais, te daremos uma boa justificativa. De acordo com a Embrapa Gado de Corte, um bovino bem nutrido tem a expectativa de ganho de peso por dia com sal proteinado de 200 gramas de animal/dia. Uma ótima porcentagem de engorda, concorda?

Em tempos de sufoco como a seca, nada melhor do que promover a melhor produtividade e manter a expectativa de ganho de peso.

Para obter esse ótimo resultado, a quantidade ideal é 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo. Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

Contudo, além da dosagem adequada, há uma outra ação que pode potencializar essa engorda, como o horário que o sal é colocado no cocho.

 

Sal proteinado para gado de corte no cocho: melhor horário
Sal proteinado para gado de corte no cocho: melhor horário – Foto: Gata Pecuária/@gatapecuaria

Melhor horário para colocar o sal proteinado no cocho

 

Parece besteira, amigo produtor, mas não é. Assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares. Por isso, os horários mais indicados para colocar o sal proteinado no cocho é no período da manhã, até 10h. Ou no período da tarde, após às 16h.

Vamos te explicar o porquê: em locais muito quentes, pastos sem sombra e cochos sem cobertura, os bovinos tendem e rejeitar a alimentação nos horários mais quentes do dia. Mesmo no inverno, por exemplo, algumas regiões do país continuam com altas temperaturas.

O consumo do sal é maior em temperaturas frescas e amenas, por isso, indica-se a não o oferecer ao meio dia ou demais horários com sol a pino. E não esqueça de sempre incluir uma cobertura no seu cocho, principalmente, se oferece ureia.

Por fim, atente-se ao horário de abastecimento do cocho e garanta uma alta produtividade, amigo produtor!

Se você tem bezerros na propriedade e tem a intenção de oferecer o sal proteinado, mas tem dúvida se é adequado, confira a dica: Posso dar sal proteinado para bezerros?

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

14 pensou em “Proteinado para gado de corte: qual o melhor horário?”

  1. Neive aparecida pereira disse:

    Quero da proteínado agora em janeiro com ureia se eles comerem broto tem algum problema ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Neive, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  2. Jose monteiro lima disse:

    Sal proteinado pode ser misturado na silagem

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  3. Qual a diferenca de ganho ao dia num boi que come proteinado e outro que nao come?
    No pasto

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Geovane, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. João Paulo da rocha disse:

    Olá bom dia queria saber onde eu encontro o total corte Premium

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, tudo bem? Agradecemos o seu comentário! Para mais informações de como adquirir a Virginiamicina acesse o link a seguir: https://boisaude.com.br/nutricao/totalcortepremium#orcamento

  5. João Paulo da rocha disse:

    Olá bom dia como faço para encontrar o total corte Premium virginiamicida onde eu moro não consegui encontrar o produto

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, tudo bem? Agradecemos o seu comentário! Para mais informações de como adquirir a Virginiamicina acesse o link a seguir: https://boisaude.com.br/nutricao/totalcortepremium#orcamento

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cesar, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir, terá dicas que podem lhe ajudar muito, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/como-escolher-um-reprodutor/

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gilvan, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*