Com certeza você já se perguntou qual o melhor método de reprodução bovina na sua propriedade. Monta natural, inseminação artificial e inseminação artificial em tempo fixo são alguns dos métodos mais utilizados no Brasil. Para escolher qual o mais adequado, o produtor precisa estudar a realidade da propriedade.
Conheça os tipos de métodos de reprodução bovina
Monta natural: cruzamento do macho e da fêmea, sem interferência humana. A vantagem é que não necessita de mão de obra especializada no processo. A desvantagem é a indefinição da data de cobertura desse animal.
Inseminação artificial: quando o sêmen é introduzido diretamente no útero da matriz, com início da gestação de forma natural. Apenas há interferência humana na implantação no útero. A vantagem é a utilização de sêmen congelado de touros que não estão mais vivos, mas possuíam uma genética de ponta. A desvantagem é o uso de mão de obra especializada com custo e a taxa de prenhez é muito baixa porque é preciso identificar se a vaca está no cio naquele momento.
Inseminação artificial por tempo fixo: são vários protocolos de IATF muito conhecidos no Brasil, nos quais utilizam medicamentos na matriz para ovular no momento da inseminação. A vantagem é uma alta taxa de prenhez e como desvantagem é a necessidade de mão de obra especializada. O custo é alto devido à tecnologia e insumos utilizados.
Por falar em protocolos de IATF para reprodução, te convidamos para a leitura: Como estabelecer o protocolo de IATF?
Fatores para escolha
Se na sua propriedade há uma quantidade de matrizes com um touro que as atenda, compensa investir em um bom reprodutor, com genética de alta qualidade para evoluir o plantel.
Se a quantidade de matrizes for inferior ou superior para um touro, estude a possibilidade de realizar a inseminação. O investimento será bem feito e a evolução genética do plantel estará garantida. Nessa análise, aquele ditado “o barato sai caro” pode servir como conselho.
Se o método da sua propriedade é a monta, acesse nossa dica e complemente esse processo: Estação de monta: melhore a reprodução.
Melhor época para reprodução de gado
Você já sabe que a pecuária brasileira tem o período das águas e o da seca. Mas qual a melhor época para a reprodução? É o que vamos abordar a partir de agora.
No período das águas, entre os meses de outubro e março, o peso do gado tem um aumento significativo. Por isso, é uma excelente hora de colocar em prática sua estação de monta.
Outro benefício é que quando a reprodução é feita durante o período das águas, o nascimento dos bezerros ocorre na seca, ou seja, época em que há menos incidência de parasitas, grandes vilões na pecuária.
Já a seca é um período extremamente crítico para a propriedade, devido à ausência de pasto. A única vantagem de aderir a reprodução na seca é o nascimento dos bezerros nas águas. Saiba mais: Melhor época para reprodução de gado
Além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana. Clique aqui: Boi Saúde no YouTube.