Queda de pelo em bovinos: o que fazer?

A queda de pelo em bovinos pode indicar diversas doenças, desde as mais simples, até as graves. Como é um indicativo de que algo não anda bem com a saúde do animal, é preciso fazer uma investigação sobre o motivo dessa queda para promover o melhor tratamento. Vamos lá?

A queda de pelo é normal. A troca acontece em mudanças de estações, mas em excesso, é sinal de doenças, principalmente as de pele e nutricionais. É considerada anormal quando causa falhas, deixando buracos, a ponto de deixar a pele exposta. Sempre reforçamos aqui a importância de monitorar o gado diariamente para qualquer sinal anormal, seja físico, seja comportamental. Assim, o produtor pode investigar e poupar a vida não só daquele animal, mas de todo o rebanho. Muitas doenças são transmissíveis pelo ar e a contaminação de todo o ambiente pode acontecer.

A queda de pelo em bovinos por doenças de pele são causadas por fungos e bactérias que causam feridas e proporcionam um grande desconforto ao animal. Já pela deficiência nutricional, é quando o organismo do animal não está protegido suficientemente. E qualquer ataque de parasitas internos pode ocasionar doenças, que entre os sintomas, tem essa queda.

Ainda, se você trabalha com comercialização de animais, meu amigo produtor, você precisa estar  muito atento a essa queda. O aspecto físico dos animais não é o mais apresentável. E colocar à venda um animal com falhas nos pelos é sinal de mau manejo.

 

Queda de pelo em bovinos pode ser tratada utopicamente e no cocho. Foto: João Medeiros
Queda de pelo em bovinos pode ser tratada utopicamente e no cocho. – Foto: João Medeiros

Tratamento de queda de pelo em bovinos

 

O tratamento é baseado com antifúngico, em torno de 20 dias. A dose e o componente são indicados pelo médico veterinário de sua confiança.

Uma dica muito importante é, assim que um único animal for diagnosticado com queda de pelo anormal e lesões na pele, lavar todas instalações. E o mais importante, desinfetá-las com hipo cloreto de sódio a 0,25% ou desinfetantes fenólicos a 5%.

No caso de deficiência nutricional, o tratamento é mais simples, amigo produtor. É feito no cocho. Isso mesmo. Manter todos os meses do ano suplementos nutricionais evita que seu animal perda peso e fique com aspecto doentio. Se você ainda não sabe como e quando oferecer esses nutrientes, acesse a dica: Como escolher uma nutrição de qualidade para o gado.

 
Boi Saúde Logo Preto - Queda de pelo em bovinos: o que fazer?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo