fbpx

Ganho compensatório em bovinos de corte

Entre as muitas características da pecuária, ter um conhecimento sobre o ganho é importante para que o produtor possa atuar de acordo com as melhores práticas. O objetivo é obter uma alta produtividade a cada nova safra. Nesta dica, a orientação é focada sobre o ganho compensatório em bovinos de corte e como impacta no nosso dia a dia.

Mas afinal, Boi Saúde, o que é esse ganho compensatório em bovinos de corte? É o aumento na taxa de ganho em peso dos bovinos, a partir do momento que passam a serem alimentos, após um período de restrição alimentar. O resultado é a apresentação de uma taxa de crescimento acima do normal, quando a alimentação em quantidade normal é oferecida novamente.

O período de restrição é baseado em um consumo menor de nutrientes. E com isso, o organismo do animal faz uma adaptação para economizar o máximo de energia possível. Ou seja, há uma adaptação para a fase para que a energia seja racionada e o animal não sofra danos de um dia para outro.

Quando o animal passa por esse período de restrição, passa por diversas mudanças hormonais relacionadas à função digestiva. O resultado é um crescimento no ganho de peso quando a alimentação é normalizada, quando existe um comparativo com bovinos que não passaram pelo processo.

Ao adotar esse formato de engorda, o produtor precisa estar atento aos fatores que influenciam o resultado como: genética, maturidade atual dos animais que serão introduzidos na restrição, a duração e o quão severo será esse período.

 

ganho compensatório em bovinos de corte
Ganho compensatório de gado de corte é feito a partir da restrição alimentar. – Foto: Pixabay

Matrizes no ganho compensatório em bovinos de corte

 

A partir da orientação da Embrapa Gado de Corte, as matrizes que estão em fase de pré ou pós-parto não devem ser inseridas nessa restrição. Os animais que estão na fase da maturidade também não.

 

Referência: 
Ganho compensatório no desempenho e eficiência econômica de novilhos Nelore submetidos a diferentes regimes alimentares. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.68 no.1 Belo Horizonte Jan./Feb. 2016.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*