Mosca do estábulo: evite a perda da produtividade

Provavelmente você já conhece a mosca do estábulo. Inseto muito conhecido pelos produtores rurais que atuam na pecuária, é muito temido por afetar a produtividade. Nesta dica, a Boi Saúde irá orientar sobre a prevenção e porque é preciso estar sempre atento ao identificar a presença na propriedade.

Conhecida cientificamente como Stomoxys calcitrans, a mosca do estábulo tem quase a mesma aparência que a mosca comum. Se alimenta a partir do sangue de diversos animais, como bovinos, cavalos, cães e até do homem. O problema é tão grande que apenas no Brasil, os prejuízos chegam a 350 milhões de dólares por ano.

As propriedades que ficam próximas a usinas estão mais sujeitas a sofrerem surtos com a mosca do estábulo. E ainda, no fim da safra de cana, o risco de surto é maior.

 

Prejuízos que a mosca do estábulo causa na pecuária 

 

Segundo a Embrapa Gado de Corte, quando o bovino é picado pela mosca do estábulo pode ter o peso reduzido entre 15% e 20%. Já na pecuária leiteira, pode impactar com a queda de até 60% da produção de leite. São dados muito preocupantes, pois causam impacto direto na produção. E essa queda pode prejudicar os planos e metas estipulados para o período. E todo o investimento terá sido em vão.

Esses danos acontecem, pois a picada dessa espécie de mosca é muito dolorida. Além do animal ficar irritado, há uma perda de sangue considerável e feridas na região da picada, o que ocasiona a perda de peso e produção de leite. Em casos mais graves, pode levar o bovino à morte.

 

mosca do estábulo
Mosca do estábulo tem impacto direto na produtividade da pecuária nacional. – Foto: Reprodução Internet.

Prevenção 

 

Nós sempre citamos em nossas dicas sobre como a higiene é item fundamental na pecuária. Lixo, acúmulo de lama, fezes, são atrativos para vários tipos de insetos e parasitas que transmitem doenças graves aos bovinos e humanos. Faça sempre rondas para averiguar se não há nenhum acúmulo de resíduos da alimentação dos bovinos. Se você cultiva e produz silagem de cana, a atenção deve ser maior ainda. Inserir um sistema de compostagem é uma alternativa para evitar a atração e proliferação.

Outro fator indispensável na prevenção é manter o animal nutrido. Quando está com o organismo em pleno funcionamento, com todas as vitaminas e sais minerais necessários para o bom desenvolvimento, o impacto na produtividade é menor.

Outro inseto que causa grandes problemas é a mosca do chifre. Para saber mais, acesse a dica: A importância em controlar a mosca-do-chifre. 

 

Referência:

Embrapa Gado de Corte

 
Boi Saúde Logo Preto - Mosca do estábulo: evite a perda da produtividade

Total Controle Premium:
Elimine o manejo servindo direto no cocho!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami