fbpx

Gir Leiteiro e Gir: dupla aptidão e resistência térmica

As raças bovinas Gir e Gir Leiteiro têm origem indiana. Nos dias de hoje, tem uma participação importante na pecuária brasileira como gado de corte e de leite. É considerada a raça zebuína mais antiga do mundo. Nesta dica, a Boi Saúde vai te contar um pouco mais sobre as raças. Acompanhe!

Chegou ao Brasil por volta de 1900 e tem boa longevidade. Até a década de 70, era a raça predominante nos pastos brasileiros. Atualmente, é a segunda raça em animais registrados no Brasil.

Pela boa habilidade materna, as matrizes podem dar até 10 crias. É  adaptável ao clima tropical com boa resistência térmica devido ao sistema termorregulador. Essa característica auxilia a evitar o estresse térmico em altas temperaturas. Tem dupla aptidão para gado de corte e gado de leite.

É uma raça rústica, resistente a ectoparasitas e endoparasitas. Por isso, o uso de antibióticos e outros medicamentos é menor que em outras raças. Isso também proporciona uma maior qualidade do leite e da carne, por não deixar resíduos químicos no produto final. É bem adaptável no sistema a pasto.

 

A raça Gir tem grande produtividade no Brasil e é um bom investimento na propriedade
A raça Gir tem grande produtividade no Brasil – Foto: Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

Aspectos físicos

 

Em primeiro lugar, fisicamente, tem longos chifres retorcidos para baixo. Em segundo lugar, a coloração mais popular é a de fundo claro com pintas avermelhadas ou fundo vermelho com pintas chitas, com variação entre amarelo e vermelho. Com os cruzamentos, foi criado o Gir Mocho.  (sem chifres).

O gado de corte produz uma carne com boa qualidade e sabor. Para essa produção, o peso da fêmea é aproximadamente entre 400 kg e 650 kg. Algumas matrizes chegam até 800 kg, dependendo da nutrição.  Já os machos, normalmente pesam entre 750 kg e 950 kg, com possibilidade de chegar a 1.100 kg.

 

Gir leiteiro

 

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), o Gir leiteiro é o zebuíno de maior produtividade em clima tropical. Por isso, tem se destacado cada vez mais no cenário da pecuária nacional.  Até 2013, existiam em torno de 150 mil cabeças no Brasil.

O leite produzido tem valores nutricionais altos. Os índices de gordura e proteína geralmente são altos. Em concursos, uma única matriz chegou a produzir 50 kg/dia, por exemplo. Já alguns rebanhos chegam a produzir 18 mil kg por ano.

Por fim, você ainda está em dúvida sobre qual raça investir? Não seja por isso. Acesse a dica: Senepol: uma ótima opção para a pecuária brasileira. 

Ficou com alguma dúvida, amigo produtor? Deixe aqui nos comentários. Será um prazer responder você.

Agora, caso você já tenha a raça em sua propriedade, conte pra gente sua experiência! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo…

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Por isso, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Até lá!

 
banner banner
 

11 pensou em “Gir Leiteiro e Gir: dupla aptidão e resistência térmica”

  1. William Inacio disse:

    Boa tarde!!teria alguma deferencia termica entre gir padrao x gir leiteiro?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá William, boa tarde. Obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Evanil mesquira disse:

    Parabéns,gostei visitei pela primeira vês já me tornei fã da página,irei seguir frequentemente,sou exímio admirador da raça gir obrigado até a próxima..

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Evanil, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  3. José Maria da Silva sobrinho disse:

    Beleza gostei tirei minhas dúvidas obg.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  4. Richie Kotzen disse:

    Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

    Gir Leiteiro

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Richie, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando. Abraços!

  5. José Carlos Ribeiro disse:

    Olá Giordano, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Giordano, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*