Formação de pastagem: como fazer

A formação de pastagem é um processo que pode ser feito pelo próprio produtor. A melhor época para a implementação é no início do período das águas. Saiba como iniciar essa formação e a melhor forma de obter um bom desempenho.

Segundo a Embrapa, o produtor que deseja formar uma pastagem de qualidade na propriedade, precisa fazer a plantação até o início de janeiro, época de chuvas abundantes em todo o país. A justificativa é que após esse período, há possibilidade da pastagem não se estabelecer da forma esperada.

Para a formação de pastagem ser bem sucedida é preciso seguir alguns passos:

 

Formação de pastagem: como fazer
Formação de pastagem: como fazer. – Foto: Reprodução Internet

1- Escolha a melhor forrageira de acordo com a sua região e seu gado.

Uma pastagem considerada boa é aquela que se adapta ao solo, ao clima e ao sistema de produção da propriedade. Além de estar adequada nos períodos das águas e da seca e ser resistente aos parasitas. Esses, como muitos sabem, são transmitidos pelo capim. E para atender todas essas necessidades, recomenda-se investir em diversas pastagens para que uma supra as deficiências da outra. Assim, o gado terá acesso a todos os nutrientes necessários. Uma opção é fazer uma análise do solo para checar quais nutrientes são deficientes.

 

2- Prepare o solo.

Arar a terra e retirar toda a vegetação que possa causar algum dano aos bovinos, atrair animais peçonhentos e impedir o crescimento da pastagem precisa ser retirada. Ainda, como toda nova plantação, é preciso fazer uso de inseticidas.

 

3- Sementes.

A quantidade de sementes deve ser considerada de acordo com essas características:

  • Relevo da propriedade;
  • Fertilidade do solo.

Se esses dois fatores forem bons, utilize seis quilos de sementes por hectare. Se forem razoáveis, aumente a quantidade para oito quilos de sementes. Agora, se forem precários, utilize 12 quilos por hectare.

A profundidade depende do tamanho da semente. Se for a braquiária, por exemplo, que é uma semente grande, faça o plantio com 1,5 cm de profundidade. Já outras sementes menores, o plantio pode ser feito com apenas 1cm de profundidade.

 

4- Tempo de espera.

Após semear, o tempo ideal de inserir os bovinos no pasto com a nova formação é entre 40 e 75 dias. Com esse período de crescimento, a pastagem terá condições de se recuperar, pois o brotos já terão se desenvolvido e irão nutrir o gado de forma correta.

Para complementar a dica, acesse: Como manter a qualidade da pastagem.

 
Boi Saúde Logo Preto - Formação de pastagem: como fazer

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami