Dieta concentrada para bovinos: como oferecer

A dieta concentrada para bovinos é baseada em alimentos com baixo teor de fibras e alto teor energético. É altamente nutritiva e muito utilizada no confinamento. Neste texto, vamos ensinar a você sobre o que é esse tipo de dieta e como oferecê-la ao seu gado.

 

Dieta concentrada para bovinos

 

O que é?
É uma dieta com alta concentração de nutrientes, baseada em alimentos com baixo teor de fibras e alto teor energético.

 

Em quais sistemas é utilizada?
Pode ser servido no pasto, mas no confinamento tem resultados mais promissores. Ainda, na fase de terminação, tem resultados bem satisfatórios.

 

É preciso ter alguns cuidados?
Sim, o excesso de energia pode causar alguns problemas no organismo dos bovinos. Entre eles, o timpanismo, conhecido como estufamento, que pode levar o animal à morte se não tratado a tempo. Conheça mais sobre a doença: Como evitar o timpanismo no gado.

 

Dieta concentrada para bovinos
Dieta concentrada para bovinos. – Foto: Reprodução Internet

Mesmo com a dieta, preciso suplementar o gado?

 

Sim. Mesmo com todos esses nutrientes, é preciso manter a saúde do animal em dia com componentes não encontrados nos alimentos e também no capim, que pode ser servido como silagem. Por isso, mantenha sempre a suplementação adequada.

 

Alimentos na dieta concentrada para bovinos.

 

Quais alimentos são os mais utilizados na dieta concentrada para bovinos e a forma de utilização?
Soja: A quantidade ideal do consumo de soja do gado que está confinado é de 1,5 kg por dia. O produtor precisa sempre analisar e monitorar essa quantidade para que não a ultrapasse. Pois pode causar acúmulo de gordura no animal, que deve ser inferior a 600 gramas por quilo de matéria seca.

Caroço de algodão: O caroço de algodão é um bom alimento complementar, pois é composto por elementos digestíveis, com bom índice de proteína e energia. É uma boa fonte de fósforo, elemento fundamental na reprodução dos bovinos. A quantidade ideal de caroço de algodão no confinamento é de 1,5 kg por animal. Esse número evita o acúmulo de gordura por quilo de matéria seca. Incluir até 30% na matéria seca não afetará o consumo.

Sorgo: é considerado concentrado quando oferecido em formato de grãos. Já se enquadra no volumoso, quando oferecido como silagem. Muitos produtores utilizam o sorgo como substituto do milho, porém, com um valor energético menor, cerca de 10%.

milho: prepare uma mistura caseira para amenizar os danos, conformo abaixo:

  • 12kg de ureia;
  • 25kg de sal branco;
  • 10kg de sal mineral;
  • 40kg de farelo de soja;
  • 30kg de milho moído.
 
Boi Saúde Logo Preto - Dieta concentrada para bovinos: como oferecer

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo