fbpx

Diarreia viral bovina: o que é?

A diarreia viral bovina é considerada uma das principais doenças que acometem o gado não só no Brasil, como em todo o mundo. Como o nome já diz, é causada por um vírus e pode ser transmitida de um animal para o outro. Por impactar diretamente a produtividade, com possibilidade de causar perdas econômicas com a morte dos bovinos, é importante prevenir para que essa doença fique longe da sua porteira.

As vacas prenhes estão mais suscetíveis à doença. Esse tipo de diarreia é classificada pelas siglas BVD. A transmissão do vírus Pestivirus da família Flaviridae de um bovino para o outro é feita pela urina, fezes, fluido nasal e até leite, no caso de matrizes.

Ainda não há tratamento para a doença. A prevenção é feita pelo descarte dos animais diagnosticados. Existe vacinação, mas não é obrigatória pelas vigilâncias sanitárias locais e também pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA), o que indica o uso como opcional.

 

Sintomas da diarreia viral bovina 

 

O mais comum, como diz o próprio nome, é a diarreia. Porém, vem acompanhado por outros sintomas clínicos que causam dor e desconforto aos animais. Febre, erupções na boca, em formato de feridas e os mais graves, abortos, má formação dos fetos e até a morte do bovino. Além de depressão, anorexia e desidratação.

 

Diarreia viral bovina: o que é?
Diarreia viral bovina: o que é? – Foto: Boy Fotógrafo

Por isso, amigo produtor, ao identificar o problema, não pense que é algo passageiro. Isole o animal dos demais e consulte seu veterinário para confirmar o diagnóstico por meio de exames clínicos.

Uma dica para evitar a fraqueza causada pela diarreia é o soro. Para aprender uma receita barata e fácil de se preparar, acesse o link: Soro caseiro para bovinos recupera a nutrição.

 

Referência:

DIARRÉIA VIRAL BOVINA: PATOGENIA E DIAGNÓSTICOS – REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353. Ano IX – Número 16 – Janeiro de 2011 – Periódicos Semestral

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*