Devo trocar a pastagem de quanto em quanto tempo?

 

Diversos fatores externos são responsáveis pela degradação das pastagens. Por isso, a troca precisa ser realizada. Mas você sabe o tempo ideal para trocar a pastagem da sua propriedade? Não importa a espécie de forrageira, seu gado necessita do melhor pasto para atender a demanda nutricional.

Entre os motivos para o desgaste da pastagem estão: solo pobre em fertilidade, erosão, pragas, plantas invasoras, lotação, compactação do solo. Todos esses fatores são causados por falta de um manejo adequado. Pois não é só o gado de precisa de cuidados diários, o pasto necessita constantemente de manutenção. O clima tropical do Brasil auxilia com essa degradação.

 

Saiba quando trocar a pastagem 
Saiba quando trocar a pastagem

Quando trocar a pastagem

Em pastos com uma boa manutenção, que resume a irrigação adequada, limpeza de plantas invasoras, controle de pragas e fertilidade adequada, a validade é indefinida. Ou seja, não há um período que indique a necessidade de troca de pastagem.

Porém, algumas espécies demandam atenção especial. Mas não se preocupe. É uma troca que acontece a cada 20 anos, se bem cuidada. Essa troca de pastagem nesse período acontece no caso das decumbens (braquiarinha) e de humidícola. Outras que também tem uma longevidade alta são as xaraés, marandu e piatã, porém necessitam de adubo de boa qualidade.

 

Continue no assunto de pastagem, acesse nossa dica sobre pastagem para terras pouco férteis: Qual a melhor pastagem para terras pouco férteis? 

 

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Receba receita para maior nutrição e economia na propriedade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami