Desmame precoce acelera a reprodução

Desmamar os bezerros é uma tarefa que demanda cuidado e atenção na propriedade. Ainda mais quando o desmame precoce acelera a reprodução de todo o rebanho.

O desmame precoce é uma prática possível, mas sempre foque para que esse processo proporcione o mínimo de estresse possível aos bezerros.

 

Desmame precoce acelera a reprodução
Desmame precoce acelera a reprodução. – Foto: Reprodução Internet

Desmame precoce acelera a reprodução

 

O desmame precoce é indicado em propriedades que tem como foco o aumento do rebanho, a partir da reprodução. Quando a amamentação é interrompida, a vaca volta ao ciclo reprodutivo, e por já entrar no cio novamente. Além disso, os agentes nutricionais voltam a trabalhar com foco na saúde da matriz. E não para atender as demandas nutricionais do bezerro pelo leite.

Como é indicado que a estação de monta seja no período das águas para que os animais nasçam na seca, o mais correto é desmamar esses animais aos três meses. Assim, as matrizes estarão já adequadas para o cio na estação de monta seguinte.

Após o desmame, para identificar se a vaca está no cio, adequada para a monta, observe esses sinais comportamentais:

  • Movimentos mais agitados que o normal;
  • Querer montar em outras vacas;
  • Diminuição da quantidade de leite produzido no dia;
  • Quantidade e frequência de urina maiores que o normal;
  • Perda de apetite.

 

Cio antecipado

 

É possível também fazer o cio antecipado na produtividade, com o corte temporário da amamentação. Passados os 45 dias do parto, o produtor deve fazer um desmame temporário. O bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça. Essa ação faz com que a vaca entre no cio novamente. A amamentação inibe que esse novo ciclo aconteça. Para saber mais, acesse nossa dica sobre o assunto: Antecipe o cio da vaca. 

 

Desmame sem estresse

 

A melhor forma é desmamar o bezerro de forma racional. Na hora do desmame, separe o pasto em dois, dividindo-os com um corredor de cerca. Nesse espaço, mantenha a matriz de um lado e o bezerro de outro. Dessa forma, haverá o contato visual e auditivo com a matriz. Esses sentidos são importantes para o desenvolvimento do animal, mesmo que o contato físico não aconteça. Nos primeiros dias, o bezerro ficará na divisa do corredor. Com o passar do tempo, irá se acostumar a viver de modo separado.

 
Boi Saúde Logo Preto - Desmame precoce acelera a reprodução

Ração para Vaca de Cria:
Receita para recuperar o escore corporal!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami