Algumas matrizes e vacas leiteiras não correspondem às expectativas da propriedade ao não produzirem leite com desempenho. Então, como fazer o descarte de vacas leiteiras?
Dependendo do grau de infertilidade, nem com inseminação artificial o útero segura o embrião que é inserido já fecundado. Como resultado, a produção de leite fica abaixo do esperado.
Como fazer o descarte de vacas leiteiras
Em primeiro lugar, existem duas formas de descarte de vacas leiteiras:
Voluntária: quando o produtor avalia que a vaca não produz mais o leite adequadamente. Dessa forma, os animais que não apresentam desempenho produtivo abaixo do esperado se encaixam aqui, no descarte voluntário.
Involuntária: quando a vaca apresenta algum problema grave de saúde. Se mostra infértil. Ou até mesmo acaba morrendo.
Quando esses casos acontecerem, na reposição, selecione animais com genética superior. Assim, irá aprimorar o rebanho e aumentar o desempenho. Como resultado, a produtividade será maior.
Além da genética, foque esforços na alimentação. Afinal, uma ração que mantém o leite em quantidade e qualidade garante lucro na certa! Aprenda como fazer: Ração para gado de leite.
Quando descartar
Em segundo lugar, analise alguns sinais. Por exemplo, a partir dos 10 anos, a produção de leite diminui, mas outras características precisam ser observadas e podem auxiliar o produtor a decidir sobre o momento certo de descarte.
Além disso, as vacas direcionadas ao corte podem chegar até os 12 anos. Esse é o tempo de vida útil delas.
Os pontos de decisão para o descarte são:
- Quando falham em mais de uma estação de monta seguida. Mesmo quando a vaca não engravida em uma monta, não quer dizer que é improdutiva. Por isso, é aconselhável o produtor aguardar o período seguinte para o descarte, principalmente se o animal for novo;
- Quando mesmo na estação de monta, entram no cio seguidamente;
- Quando mesmo fértil, a vaca gera fetos que não vingam e que já nascem em óbito.
Como proceder no descarte
Alguns produtores focam na engorda do animal que será descartado para vendê-los ao frigorífico. Outros esperam a desmama completa dos bezerros para proceder com o descarte. Ou até mesmo enviam ao abate.
Caso a vaca vá à óbito, existe um jeito certo de fazer esse tipo de descarte. Te ensinamos aqui: Como fazer o descarte de carcaças de bovinos?
Investimento na reposição
O produtor precisa ter um controle das idades dos animais e sempre manter a reposição ativa. Ou seja, investir em novos animais sempre que necessário, sejam touros, sejam matrizes, além de aprimorar a genética do seu rebanho. Isso sempre será o melhor a se fazer.
Não hesite em investir em animais de boa qualidade, mesmo que o custo seja um pouco mais alto que os demais. Afinal, são esses animais que irão traçar a qualidade do seu rebanho, seja de corte, seja de leite. Uma indicação é que 30% de todo o rebanho seja reposto.
Para complementar a dica e ter mais sucesso nos negócios, acesse o conteúdo: compra de gado tem segredos na escolha.
Por fim, mais dicas sobre pecuária estão disponíveis no nosso canal. Conteúdo gratuito que pode ser acessado a qualquer hora. Clique: Boi Saúde no YouTube.
Referência
Descarte técnico de vacas leiteiras. Soluções tecnológicas. Embrapa.
Boa tarde eu tenho vaca q tao na quarta gestacao praticamente todo ano um bezerro e da raca gersem sera q ela alem desse quarto bezerro ela consegue pegar cria mais umas 2 vesez e vaca leiteira
Olá Rodrigo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Por que motivo cada vaca produz um bezerro de cada vez?
Olá Maria, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Muito bom, !! Quanto as informações. Obrigado