fbpx

Confinamento de bovino de corte: qual o peso ideal?

Que a adesão ao confinamento de bovino de corte no Brasil está aumentando é fato. Muitos produtores cada vez mais se interessam pelo assunto e acionam a Boi Saúde para as dúvidas sobre o sistema. Entre as perguntas mais frequentes que recebemos é: o peso ideal para o boi entrar no confinamento.

Além da dica aqui no blog, assiste nosso vídeo sobre o tema:

 

 

Antes de saber o peso, vamos conferir alguns aspectos importantes. Os machos devem sempre entrar no sistema já castrados. Para saber como fazer o procedimento, clique: Quando e como fazer castração de bovinos.

Ainda, a alimentação precisa ser bem estruturada. O excesso de grãos pode causar alguns problemas intestinais, por isso, precisa ser equilibrada. E isso, se resumo a não conter um excesso de fibras. O equilíbrio entre o concentrado e o volumoso são boa opção.

Outro ponto muito importante é a sanidade animal. Por ficarem em local, mais próximos uns aos outros, a incidência de doenças pode ser maior. Principalmente, quando se trata das transmitidas por vírus e parasitas. Para prevenir, suplementação adequada e vacinas de acordo com o calendário, são obrigatórias.

Mas vamos, de fato, ao assunto central dessa dica?

 

Confinamento de bovino de corte: qual o peso ideal?
Confinamento de bovino de corte: qual o peso ideal? – Foto: reprodução/CPT

Confinamento de bovino de corte: peso ideal

 

Quando um produtor decide adotar o confinamento, precisa tomar alguns cuidados para que o sucesso seja garantido. O fator peso é importante. Por isso, durante o período preparatório para o início do sistema, ofereça uma alimentação com foco na engorda.

O peso ideal para o boi entrar no confinamento é no mínimo, 360 kg, e no máximo 420 kg. Com essa pesagem, atingir a meta do confinamento, sendo 16 arrobas por animal em 90 dias, fica muito mais viável.

Para saber como iniciar esse sistema, acesse nossa dica dedicada ao assunto: Como iniciar o confinamento em pequenas propriedades. 

Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*