Para se ter uma boa pastagem durante todo o ano, mesmo no período da seca, é o preparo de solo para pastagem. Alguns produtores, quando percebem que o pasto não é de boa qualidade, preferem começar um novo plantio do zero. E a dúvida freqüente é com arar e adubar o solo para a pastagem. Não se preocupe se seu problema for esse. A Boi Saúde te ajuda a responder a pergunta nas linhas abaixo.
Amigo produtor, para começar um pasto desde o início, é preciso seguir algumas etapas. Vamos a eles:
Etapa 1: como realizar o preparo de solo para pastagem.
O ideal mesmo é iniciar pelo processo que muitos produtores não fazem: a análise do solo. É um procedimento que é não muito caro. Algumas Vigilâncias Sanitárias locais, zootecnistas e laboratórios especializados oferecem o serviço.
Sabendo a composição do solo, pode-se escolher a melhor semente, adubo e ter um direcionamento mais certeiro sobre o melhor pasto para o gado.
O uso do calcário precisa ser medido e não aplicado nesta fase de preparação. Apenas metade do indicado para o hectare deve ser inserida no solo. A outra metade, na fase de arar.
Vamos começar a movimentar o solo, que é quando você incorpora a vegetação da superfície. Essa vegetação precisa estar apodrecida para iniciar o plantio.
Depois, há o nivelamento e a retirada de possíveis invasoras que possam aderir ao novo pasto e trazer prejuízos.
Não esqueça de aplicar os fertilizantes.
Etapa 2: quando iniciar o plantio?
Os terraços e curvas de nível devem ser feitos somente agora. Ainda, o calcário precisa reagir. Isso significa que o plantio pode ser feito apenas, no mínimo, após 60 dias. Esse tempo é necessário para o calcário agir de forma correta.
Etapa 3: preparo de solo para pastagem: inciar o plantio.
Pode iniciar o plantio nesta etapa! Porém, orientamos que seja durante o período das águas. O solo fica mais sadio e sementes irão semear conforme o planejado. Você pode obter mais informações dessa fase na dica: Pastagem para o gado: entenda como fazer o plantio.
Etapa 4: soltar o gado na nova pastagem.
A primeira vez que o gado for solto nesta nova área de pasto, a pastagem precisa já estar crescida. Além disso, toda a área deve estar coberta para não tenha risco das raízes serem comidas pela gado.
A orientação é que animais jovens e os mais leves usufruem do espaço exclusivamente. Assim, será um teste de resistência para os mais pesados que podem danificar o solo na pastagem recém-formada.
Referência: Embrapa.
Quais critérios e parâmetros para analisar no pasto pensando na recria?
Quantas amostras por hectare ?
Olá Henrique, muito interessante sua pergunta, poderia me enviar por e-mail por favor? O e-mail é: josecarlos@boisaude.com.br
Dicas muito valiosas
Olá Jurandir, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!