O bem-estar animal está ligado diretamente no desempenho do gado confinado. Ou seja, aquele animal com dor, medo, angústia ou mal nutrido, não tem grande desempenho no confinamento. É o que chamamos de boi ladrão. Quando há um investimento muito grande em nutrição e instalação, mas o boi não dá retorno na engorda.
Já que são aspectos muito importantes, a Boi Saúde irá te propor quatro dicas para melhorar o resultado do confinamento.
No final do texto, não deixe de comentar o que achou do conteúdo.
Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também. Será um prazer esclarecer suas dúvidas. Afinal, você já sabe que o nosso objetivo aqui é um só: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.
Então, vamos lá?
Melhore o resultado do confinamento de boi
1- Nutrição no confinamento de boi
Em primeiro lugar, o gado confinado não pode passar fome. Se você serve a ração no cocho e todo o gado se direciona ao local, no mesmo tempo, alguma coisa está errada.
Sendo assim, observe se o período que o animal fica sem ração é muito longo. E como estão famintos, vão todos de uma vez ao cocho. A quantidade normal de animais que se direciona ao cocho no momento do abastecimento é em torno de 50% de todos os que estão confinados no mesmo local.
Para promover uma nutrição efetiva, acesse a nossa dica: Nutrição ideal para confinamento de gado.
2- Observe a saúde dos bovinos
Em segundo lugar, sempre observe seu gado para que qualquer anormalidade seja diagnosticada a tempo. Corrimentos nasal e ocular, espirros na seca, tosse nas águas ou em quantidade exagerada. Sempre damos essa dica aqui. Acima de tudo, essa observação é importante na prevenção de parasitas e doenças que são transmitidas rapidamente entre os animais.
3- Elimine o excesso de lama
Existe um estudo que prova que se o animal tem lama excessiva, ele diminui em 10% o consumo da ração e 20% no desempenho. Se você ainda não sabe como fazer essa tarefa, podemos te ajudar com a dica: Como eliminar o excesso de lama na propriedade.
4- Comportamento dos animais
Por fim, se no mesmo lote, os animais estão brigando, em conflito frequente, praticando a monta fora do período de reprodução, é necessário diminuir o número de animais no espaço. Sendo assim, faça lotes mais uniformes, com animais do mesmo perfil, como idade.
Isso influencia na redução de brigas, que pode ferir e machucar gravemente um bovino na sua propriedade.
Caso tenha interesse em iniciar um confinamento, te orientamos em uma dica exclusiva sobre o assunto: Como iniciar o confinamento em pequenas propriedades.
Conteúdo em vídeo
Quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos? Não seja por isso! Acesse agora o nosso canal no YouTube: Boi Saúde no Youtube.
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca as nossas atualizações, combinado?
Até a próxima dica!
Como melhorar o resultado do confinamento de boi?
Então, temos quatro dicas: esteja de olho na nutrição, observe a saúde dos bovinos, elimine o execesso de lama na propriedade e também diminua o número de animais no espaço.
Como promover uma nutrição efetiva no confinamento?
Em primeiro lugar, o gado confinado não pode passar fome. A quantidade normal de animais que se direciona ao cocho no momento do abastecimento é em torno de 50% de todos os que estão confinados no mesmo local.
Por que devo eliminar a lama da propriedade durante o confinamento?
Pois se o animal tem contato com a lama excessiva, ele diminui em 10% o consumo da ração e 20% no desempenho.
Como evitar o conflito no confinamento de boi?
Diminua o número de animais no espaço. Portanto, faça lotes mais uniformes, com animais do mesmo perfil, como idade. Isso influencia na redução de brigas, que pode ferir e machucar gravemente um bovino na sua propriedade.