Mortes de bovinos podem acontecer em qualquer propriedade, por inúmeros motivos. Ente eles, estão doenças e até mesmo idade avançada. Mas o que fazer com corpos de bovinos? Há um procedimento correto de descarte de carcaças de bovinos que, se não seguido, pode causar problemas na propriedade e até na saúde das pessoas. Se você ainda não sabe como proceder, não se preocupe, nesta dica vamos tirar todas as dúvidas e te ensinar a melhor forma.
A mortalidade é algo natural e acontece em qualquer rebanho. Há um índice de 3% de mortalidade em um rebanho considerado saudável, ou seja, aquele tratado de forma correta, com manejo e bem-estar animal adequados.
Situações que causam mortes de bovinos
- doenças, desde as nutricionais até as causadas por bactérias, parasitas e intoxicação;
- raios, mudanças bruscas de temperaturas. Esses fenômenos climáticos, infelizmente, causam elevado número de mortes de uma só vez;
- problemas no parto, no caso de matrizes;
- idade avançada.
Como fazer o descarte de carcaças de bovinos?
O descarte incorreto pode provocar diversos problemas na propriedade. Enterrar as carcaças ou simplesmente deixá-las no solo não é a melhor forma. Isso provoca a contaminação do solo pelas bactérias. Além de transmitirem doenças, podem poluir lençóis freáticos, rios e lagos das proximidades.
Mas, então, qual a melhor forma? É a compostagem, segundo a Embrapa Gado de Leite. Faça como se fosse uma cama com pedaços pequenos e picados de folhas, serragem, silagem e esterco seco e cubra-o com o mesmo material. Em 30 dias, a decomposição de forma segura estará feita. Se você está se perguntando sobre o mau cheiro, as folhas inibem o odor e ainda, é possível usar os restos do material como adubo.
Como citamos, algumas causas de mortes de bovinos na propriedade, vamos te ajudar a prevenir uma que tem alta incidência no Brasil que é o botulismo. Clique na dica e confira: Como prevenir o botulismo na pecuária.
Qual o percentual de lucro das vacas leiteiras vendidas para corte?
Olá Glória, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Opa, tudo bem? minha duvida e’ se depois dos 30 dias de decomposição precisa recolher os ossos ou não?
obrigado
Olá Marcos, obrigado por nos acompanhar, depois dos 30 dias, é possível usar os restos do material como adubo.