Como um bom produtor que preza pelo bem-estar dos animais, temos certeza que cupins são um dos últimos insetos que você deseja encontrar em sua propriedade, não é mesmo? Mas não se preocupe, amigo produtor. Na dia de hoje, a Boi Saúde vai te ensinar os procedimentos e dicas sobre como eliminar cupim no pasto.
Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder.
Então, vamos começar!
Os cupins causam graves problemas em nossa pecuária. É muito comum nos pastos brasileiros e precisam ser eliminados para não prejudicar as projeções e metas da propriedade. Além de ocupar lugar nas pastagens por reduzir a área de pasto, atrapalham não só a locomoção dos bovinos, mas também a dos tratadores. As máquinas, dependendo do porte, encontram dificuldade ao transitar entre os cupinzeiros.
Outro fator que não podemos deixar de citar é que a presença de cupins causa desvalorização na propriedade. Ainda, podem ser vistos a longas distâncias dependendo do tamanho, com impressão de pasto abandonado.
Entre os alertas está o abrigo de animais peçonhentos em cupinzeiros mortos. Ou seja, cobras, escorpiões e aranhas venenosas podem se esconder e atacar os frequentadores do local, sejam humanos, sejam bovinos.
Dicas sobre como eliminar cupim no pasto
- Em primeiro lugar, insira uma barra de ferro no cupinzeiro até 15 cm aprofundado na terra. Ali estará a câmara da rainha, onde o cupinzeiro fica mole e com menor resistência. Na ponta da barra de ferro, coloque uma mangueira e funil. Depois, jogue o inseticida líquido. Se preferir usar inseticidas em pastilhas, o procedimento é o mesmo, porém após inserir dentro do cupinzeiro, ele deve ser lacrado com barro. O gás da pastilha será disseminado internamente e os cupins irão morrer lá dentro. Aguarde 10 dias para remover esses cupinzeiros;
- Em segundo lugar, não remova os cupinzeiros com os insetos ainda vivos porque a proliferação pode ser ainda maior;
- Em terceiro lugar, os cupins podem ser combatidos durante o ano todo, mas a época da reforma dos pastos é a mais propícia;
- Por fim, existem dois tipos de cupim: montículo, o mais comum e o syntermes que se parece com o formigueiro. O syntermes se alimenta da parte verde das plantas. Basta identificá-lo como um grande formigueiro dentro da propriedade e combatê-lo para não ter prejuízos no seu pasto. Uma forma é a pulverização inserida nesse formigueiro por meio de perfurações.
Quer continuar no tema de pastagem? Acesse: Como fazer o manejo de pastagem
Conteúdo em vídeo
Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.
O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?
Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!
Ótimas orientações. Parabéns ao sr José Carlos Ribeiro e toda a sua equipe.
Olá Carlos Henrique, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde.