Como comprar ou arrendar uma propriedade rural

Uma das perguntas mais recebidas pela Boi Saúde, quando o assunto é imóvel, consiste em compra e arrendamento de terra. Por isso, reunimos as principais dúvidas sobre como comprar ou arrendar uma propriedade rural, com um objetivo principal, te ajudar a promover a melhor pecuária possível. Vamos pontuar os principais aspectos e cuidados no momento da transação para você fechar um negócio rentável com muito sucesso.

Como comprar ou arrendar uma propriedade rural

 

Quais aspectos devo observar ao comprar um imóvel?

1- A localização é um dos principais requisitos. Observe se há fornecedores e prestadores de serviços essenciais próximos a propriedade.

2- Disponibilidade de água: a água é de bombeio, açude ou represa? Como bom produtor que você é, sabe que a água é um elemento fundamental para a nossa atividade.

3- Quantidade e estado de conservação das benfeitorias. Cercas, tanques de água, qualidade do pasto, cochos, galpões, edificações.

4- Estado de formação de pastagem. Se você está à procura de um grande imóvel rural, se o pasto não estiver formado, certamente, o produtor terá o custo para formar toda a pastagem necessária para alimentar o gado.

Se todos esses aspectos estiverem adequados e você crê que a propriedade é ideal para sua produção, siga em frente com o negócio. Mas não descuide da área legal, que você saberá a seguir.

 

Saber como comprar ou arrendar uma propriedade rural previne futuros problemas.
Saber como comprar ou arrendar uma propriedade rural previne futuros problemas. – Foto: Reprodução Internet.

Tramites legais para compra ou arrendamento de propriedade rural

1- Consulte sempre um advogado. Esse profissional irá te orientar sobre possíveis riscos que poderá acontecer na transação.

2- Georeferenciamento. Propriedades com mais de 100 hectares precisam ter, obrigatoriamente, o georefenciamento na matrícula do imóvel. Já que citamos sobre, peça sempre a matrícula do imóvel atualizada.

3- Certidão Negativa de Débito. Documento fundamental nas transações de compra e arrendamento. Com a certidão, é possível saber se há alguma pendência, se todos os impostos estão quitados.

Esses cuidados são essenciais para evitar dores de cabeça e sustos após a aquisição de novos imóveis e arrendamentos.

 

Já que estamos no tema imóveis, você sabe qual é a classificação da sua propriedade? Confira na dica: Chácara, sítio ou fazenda?

 
Boi Saúde Logo Preto - Como comprar ou arrendar uma propriedade rural

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami