Uma das perguntas mais recebidas pela Boi Saúde, quando o assunto é imóvel, consiste em compra e arrendamento de terra. Por isso, reunimos as principais dúvidas sobre como comprar ou arrendar uma propriedade rural, com um objetivo principal, te ajudar a promover a melhor pecuária possível. Vamos pontuar os principais aspectos e cuidados no momento da transação para você fechar um negócio rentável com muito sucesso.
Como comprar ou arrendar uma propriedade rural
Quais aspectos devo observar ao comprar um imóvel?
1- A localização é um dos principais requisitos. Observe se há fornecedores e prestadores de serviços essenciais próximos a propriedade.
2- Disponibilidade de água: a água é de bombeio, açude ou represa? Como bom produtor que você é, sabe que a água é um elemento fundamental para a nossa atividade.
3- Quantidade e estado de conservação das benfeitorias. Cercas, tanques de água, qualidade do pasto, cochos, galpões, edificações.
4- Estado de formação de pastagem. Se você está à procura de um grande imóvel rural, se o pasto não estiver formado, certamente, o produtor terá o custo para formar toda a pastagem necessária para alimentar o gado.
Se todos esses aspectos estiverem adequados e você crê que a propriedade é ideal para sua produção, siga em frente com o negócio. Mas não descuide da área legal, que você saberá a seguir.

Tramites legais para compra ou arrendamento de propriedade rural
1- Consulte sempre um advogado. Esse profissional irá te orientar sobre possíveis riscos que poderá acontecer na transação.
2- Georeferenciamento. Propriedades com mais de 100 hectares precisam ter, obrigatoriamente, o georefenciamento na matrícula do imóvel. Já que citamos sobre, peça sempre a matrícula do imóvel atualizada.
3- Certidão Negativa de Débito. Documento fundamental nas transações de compra e arrendamento. Com a certidão, é possível saber se há alguma pendência, se todos os impostos estão quitados.
Esses cuidados são essenciais para evitar dores de cabeça e sustos após a aquisição de novos imóveis e arrendamentos.
Já que estamos no tema imóveis, você sabe qual é a classificação da sua propriedade? Confira na dica: Chácara, sítio ou fazenda?

