Castrar um boi: analise as vantagens e desvantagens


Entenda quando e como castrar um boi.

A decisão de castrar um boi ou não é frequente nas propriedades. Os produtores que decidem pela castração têm dúvidas que serão respondidas abaixo.

Como e quando castrar um boi

Quando realizar a castração? Todas as idades têm prós e contras:

Se a castração for realizada logo após o nascimento, a desvantagem é que esse animal não aproveita o efeito anabólico do hormônio produzido nos testículos, mas tem menos riscos e estresse no animal.

A castração na hora da desmama tem a desvantagem do desencadeamento de dois estresses, o do desmame e da castração. Porém, o risco é moderado.

Se for castrar boi com 12 meses ou início da puberdade, tem a desvantagem de conter o animal para o procedimento, causar um forte estresse e o risco de perder esse animal já com um valor de mercado considerado.

Castrar um boi na fase de nascimento ou bezerros é a melhor opção
Castrar um boi na fase de nascimento ou bezerros é a melhor opção

Ao mensurar todos os riscos, faça a castração no momento do nascimento. É a fase com menor risco de perda do animal. Outro ponto positivo é que a perda dos hormônios dos testículos pode ser suprida com nutrição no cocho.

Caso a castração seja feita na propriedade, opte pelo período de seca, que tem menor infestação de moscas e parasitas. Quanto ao método de castração, faça a opção pelo torquês. Esse procedimento consiste em um objeto que esmaga as veias dos ligamentos dos testículos. Sem esse ligamento há a atrofia e o hormônio é absorvido pelo organismo do animal. A técnica não faz a incisão e diminui o risco de infecção. Além disso, a dor é menor.

Tem dúvidas sobre boi castrado e animal inteiro? Continue no blog, acesse essa dica clicando no link e obtenha informações: Boi castrado ou animal inteiro. 

topo
Bitnami