fbpx

Alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte

Economizar com insumos agropecuários é um bom caminho para o produtor rural. Principalmente, em momentos de crise econômica e alto valor do dólar. Uma saída é oferecer alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte.

Já pensou em preparar sua própria ração? Você pode fazer uma vistoria em toda a propriedade. Depois disso, verifique se o que se produz nela e que possa fazer parte dessa receita. Além disso, troque produtos e informações com os vizinhos. Analise se na sua região há disponibilidade de produtos que possam complementar essa alimentação.

Em primeiro lugar, é importante falar que a nutrição adequada é o principal fator de produtividade de um rebanho. Por isso, é essencial pesquisar se todos os ingredientes que você irá oferecer têm boa qualidade. Outro fator, é se vão suprir as necessidades de cálcio, ferro, fósforo e outros componentes. Faça também uma avaliação da saúde dos animais. Se estiverem em condições saudáveis, poderão usufruir desse preparado. Caso contrário, se apresentam parasitas, por exemplo, o mais indicado é tratar para depois servir essa mistura caseira.

 

Usar alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte
Usar alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte – Foto: Reprodução Internet

Alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte

 

Antes de preparar, cheque se o volume do material oferecido. Sua propriedade deve conter o necessário para alimentar todos os animais do confinamento.

Acima de tudo tente ser o mais fiel possível a receita. Se achar necessário adaptar a quantidade para mais ou menos que o indicado para adaptar ao seu rebanho. E, calcule as proporções corretamente.

Quando aumentar o volumoso, aumente o concentrado. Dessa forma, não haverá possibilidade de a fórmula não trazer o resultado esperado. Além disso observe a aceitação do gado. Ou seja, se a receita não trará algum impacto ou comportamento diferenciado. Pois manter a saúde dos animais em dia é um princípio básico da pecuária hoje em dia.

Caso queira testar alguma receita produzida na sua propriedade, acesse nossa dica: Ração para recria de bovinos de corte.

 

Tipos de confinamento de bovinos de corte

 

Não importa o tamanho da sua propriedade. O confinamento é um sistema adequado para todas as propriedades. Mas você sabe quais os tipos de confinamento de bovinos que existem? É o iremos esclarecer a partir de agora. Acompanhe!

Confinamento de bovinos aberto: sendo o tipo mais comum, não requer estrutura física. Apenas o cocho, que precisa ser coberto. Uma boa indicação é ter árvores para proteger os bovinos do sol. Lembre-se também que o cocho e o bebedouro precisam estar em locais estratégicos e de fácil acesso.

Confinamento de bovinos com cobertura: apesar do nome, esse tipo não é totalmente fechado. Se na sua região, no verão faz muito calor e no inverno, baixas temperaturas, pode ser o tipo ideal.

Confinamento de bovinos fechado: é um tipo existente, porém não aconselhável para manter o gado, uma vez que no Brasil temos um clima tropical. É mais utilizado em países com climas diferentes do nosso.

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Acesse agora e assista aos conteúdos curtos e de fácil compreensão: Boi Saúde no Youtube

Até a próxima dica!

 
banner banner
 

2 pensou em “Alimentos da fazenda no confinamento de bovinos de corte”

  1. João Alvarenga disse:

    Podemos utilizar casca de café na alimentação de bovinos?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×