Entre as centenas de dúvidas que a Boi Saúde recebe, um produtor nos questionou: silagem substitui o pasto? Aproveitando o tema, vamos tirar várias dúvidas sobre a silagem na pecuária de bovinos. Acompanhe!
Em primeiro lugar, você sabe o que é silagem? Entre as definições, a da Embrapa indica que a silagem é uma forragem úmida, conservadas em ambiente sem oxigênio, que gera um alimento com alto valor energético.
Em segundo lugar, a matéria prima da silagem pode ser qualquer planta forrageira. Entre elas, a de capim, milho, girassol, sorgo e outras.
Silagem para bovinos substitui o pasto?
Sim, amigo produtor! Na verdade, esse é o objetivo da silagem. Fornecer aos bovinos as vitaminais e nutrientes escassos na época da seca, diretamente no cocho. Por isso, muitos produtores se programam para fazer as silagens de capim durante as águas. Ou seja, aproveitando a abundância de pasto, a silagem é feita para ser servida especificamente na seca.
Algumas dúvidas sobre silagem de forrageiras:
Por que usar silagem de forrageiras? A resposta é simples: custo bem menor que o uso de grãos e ração.
Quando iniciar o processo de silagem? Na época das águas, quando as pastagens ainda estão verdes e nutritivas.
Para oferecer a silagem na seca, quando devo iniciar o processo? Em março muitos produtores já começam a preparação. Esse mês é muito bem indicado, já que as pastagens estão verdes e em bom crescimento devido as chuvas de verão, por exemplo.
Ainda, segundo a EMATER-Minas Gerais, existem etapas da produção da silagem que devem ser realizadas de acordo com os seguintes meses:
Maio e junho – Análise de solo do pasto e aplicação de fertilizante;
Setembro – Retirada dos animais do pasto para a rebrota do capim e formação da palhada;
Outubro – Aplicação de herbicida dessecante;
Novembro – Plantio direto do milho e duas adubações de cobertura;
Dezembro – Pulverização para controle de pragas;
Fevereiro e março – Colheita e ensilagem.
Acima de tudo, para conservar todo o material produzido, não deixe de conferir a dica: Como conservar silagem de forrageira.
O que oferecer no cocho com a silagem na seca
Sal, amigo produtor. Sem segredo nenhum. O sal mineral e o sal proteinado são as melhores opções para agregar mais nutrição e potenciar engorda no gado.
A orientação é que o uso não seja apenas na seca, mas durante o ano todo. Protegendo o organismo do animal para que chegue no período crítico já preparado para enfrentar a falta de nutrientes do pasto.
Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Planejamento da alimentação para bovinos na seca
Conteúdo em vídeo
Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos no YouTube. Por isso, te convidamos para dar uma passadinha por lá.
Todo o conteúdo disponível é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana! Portanto, não perca tempo! Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!