Entre as raças produzidas no Brasil, temos a raça canchim. É mais um opção para o produtor brasileiro ter uma alta produtividade, de acordo com as características e aptidão. Se você produz gado de corte, continue com a gente. Quem sabe esse novo tipo de raça, produzida pela Embrapa, não pode ser sua próxima escolha?
Em nosso país, a atividade pecuária é imensa. Estamos entre os maiores produtores de carne do mundo e como temas características tropicais de clima e pastagens, ter um gado que se adapte a cada região é fundamental para garantir uma alta produtividade.
Por aqui, temos entidades que atuam na pesquisa e produção científica. Uma delas é a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que estuda ativamente o desenvolvimento da Canchim.
Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Canchim, a raça é originária de 1940. Hoje, o Brasil tem em média 80 rebanhos, principalmente nas regiões mais quentes. A raça é resultado de uma cruzamento entre nelore e charolês (proporção 3/8 Nelore e 5/8 Charolês), com equilíbrio para as melhores características de cada uma delas. Tem boa adaptabilidade à região Centro-oeste.
A raça Canchim foi criada para melhorar a pecuária brasileira, trazendo precocidade, sem perder rusticidade. O objetivo principal é obter uma carne de alta qualidade de acordo com as condições climáticas brasileiras.
Características da raça canchim
Físicas
A pelagem varia entre cinza, vermelha e branca. Os pelos são curtos e densos. As orelhas são médias e os chifres são ovais. O focinho é enfumaçado, porém com várias tonalidades de róseo.
Reprodução da raça canchim
O touro da raça canchim pode cobrir matrizes Nelores. O resultado é produzir bezerros precoces nessa atividade.
Produz mesma quantidade de bezerros que a raças zebuínas, porém com qualidade superior. Já na comparação com as raças européias, produz em maior quantidade.
Engorda
Em estudos comparativos com outras raças, a canchim demostrou ganho de peso superior as raças mais populares produzidas no Brasil.
Para continuar a aprimorar seus conhecimentos, confira o material exclusivo da Boi Saúde: As melhores raças para gado de corte: e-book grátis.
Esta raça tb seria uma boa opção para a região do sul de Minas Gerais?
Olá Marco, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!