O tratamento aos bezerros deve ser feito de forma diferenciada dos demais, desde o nascimento até os 24 meses. Por isso, a quantidade de ração para bezerro no confinamento deve ser precisa para promover uma engorda efetiva. Além do desenvolvimento sadio do animal.
Para te orientar sobre o assunto, preparamos as seguintes instruções e se você tiver qualquer dúvida, basta deixar nos comentários que logo responderemos, combinado?
Concentrado e volumoso
O concentrado deve ser iniciado na alimentação do bezerro até os 70 dias de vida. A mistura precisa conter alimentos altamente nutritivos. Entre as sugestões, estão: grãos de milho, raspa de mandioca, farelo de soja, farelo de algodão e misturas minerais e vitamínicas, como o sal proteinado.
Após a fase da desmama, a Embrapa orienta que seja oferecido entre 1 e 2 kg de concentrado, com 12% de proteína bruta e 66% de nutrientes digestivos totais.
No caso dos volumosos, o feno se encaixa aqui. Se quiser saber mais, acesse a dica exclusiva sobre o assunto: Posso dar feno para bezerro.
Ração para bezerro precoce
Para a composição da nutrição para bezerros precoce, é indicado:
- Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;
- baixo nível de fibra.
Sal proteinado
O sal proteinado para bezerros aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente. A indicação é oferecer o sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano. Muitos produtores focam na nutrição apenas na seca. Porém, é preciso já oferecer o sal nas águas para preparação do organismo do gado. Dessa forma, ele chegará na fase mais crítica, com peso ideal, e não sofrerá tantas consequências com a falta de pasto.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Suplementação para bezerros em todas as fases
Acesse também o canal da Boi Saúde no Youtube