Um dos desafios os produtores que atuam com reprodução é manter a saúde dos bezerros em dia. A imunidade é muito importante e além do leite, outros suplementos e ração precisam ser iniciados. A fase da desmama é uma das mais estressantes para o animal. E a dúvida sobre o que oferecer como alimentação é frequente. Entre elas, é a respeito do feno para bezerros.
O feno pode sim, ser oferecido aos bezerros, mas o mais importante é quando e como. De acordo com a idade e com o processo de desmama, as indicações corretas precisam ser seguidas.
Como oferecer feno para bezerros?
Fase da desmama
Como já dissemos, a desmama é uma das fases mais estressantes na vida dos bovinos. Há muitos métodos que possam ser seguidos com segurança, sempre respeitando o bem-estar animal… Entre eles, a desmama precoce. Quando um bezerro passa por ela, o feno pode ser oferecido sete semanas após o nascimento. Antes dessa idade, não é aconselhável.
Caso o produtor mantenha o processo de desmama normal, em torno das 10 semanas de vida do bezerro, o feno pode ser oferecido. Inclusive, é um período favorável para iniciar o oferecimento. Lembre-se que a qualidade é importante. Nessa fase, a quantidade máxima a ser oferecida é 0,5 kg ao dia. Essa dosagem não irá atrapalhar o consumo dos demais sólidos necessários para a engorda e desenvolvimento do animal.
Precauções
Um dos motivos de não se oferecer o feno para bezerros antes das sete semanas de idade, é não atrapalhar o consumo de demais concentrados. Ainda, a alimentação não deve ter o feno como base. Ele é um componente importante, mas não deve ser o principal. A justificativa é que o feno não é um alimento energético. Com isso, ocupa grande parte do estômago, deixando o bovino satisfeito. Portanto, deve ser usado apenas como um complemento aos concentrados.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Suplementação para bezerros em todas as fases
Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube