Os animais, independentemente da espécie, podem ter a idade identificada a partir da arcada dentária. É muito comum esse dado ser feito por um veterinário, mas o produtor rural também pode saber a idade dos bovinos pelos dentes. Saiba como na dica de hoje.
A expectativa de vida de um bovino é entre 18 e 22 anos. Porém, saber a idade aproximada dos bovinos é importante nos momentos de comercialização e também no manejo do dia a dia. Principalmente quando esse é adquirido em idade adulta. Assim, é possível oferecer a nutrição adequada de acordo com a idade.
Observar a arcada dentária é um método eficiente. Pois, pelo desgaste dos dentes, indica a idade, a partir da mastigação de ração. Isso significa que quanto menos desgastado e mais conservado, mais novo é o animal.
Os dentes incisivos são os que determinam a idade do animal. A avaliação é feita a partir do nascimento, troca, desgaste e queda destes dentes. Os incisivos são os dentes da parte frontal da arcada. Têm a função de cortar os alimentos e auxiliam na mastigação.
Confira as condições dentárias de acordo com a idade dos bovinos
Desmama: nessa fase acontece o desgaste dos oito incisivos que nascem até os seis meses de vida do bovino. Quer saber mais sobre a fase de desmama? Acesse o link: Qual o peso e momento certos para a desmama.
Jovem: todos os incisivos estão em fase de troca para os permanentes. Isso acontece aos 18 meses.
Dois anos: duas pinças aparecem. Conhecidas como incisivos centrais, acompanham a evolução da alimentação do gado.
50 a 60 meses: os animais já estão com a formação dentária concluída. Não há mais troca, pois todos os dentes de leite já foram substituídos por permanentes.
Ainda, é preciso domar o animal para conferir a dentição. Sendo assim, levante e afaste os lábios superior e posterior, separadamente. Dessa forma, os incisivos estarão à mostra para melhor análise. Faça o procedimento com o maior cuidado possível. Zele sempre pelo bem-estar do seu animal.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Compra de gado tem segredos na escolha
Bem-estar bovino na propriedade
Como já adiantamos, para verificar as condições dentárias de um bovino é preciso cuidado. Ou seja, zelar pelo bem-estar do animal. Isso significa deixar de lado o uso de choques, espetos ou produtos tóxicos. O manejo que evita estresse e não usa a violência contra os bovinos e demais animais da propriedade é um fator fundamental.
Contudo, vale destacar que o bem-estar animal é um conceito que também deve ser estendido aos funcionários e todos aqueles que lidam com ele gerando assim uma corrente do bem de cuidado e preservação da saúde dos animais.
Por fim, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube. São diversos vídeos de até 2 minutos com dicas e orientações de fácil compreensão para que você se mantenha atualizado e promova uma pecuária com alta lucratividade na sua propriedade. Acesse agora e assista: Boi Saúde no YouTube.