Você sabe o que é escore de cocho, amigo produtor? E mais ainda, como efetivar esse protocolo na sua propriedade? Não se preocupe se suas respostas foram negativas, a Boi Saúde existe para esse objetivo: proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil.
O consumo adequado da alimentação no cocho é um dos fatores de engorda do gado. Mesmo com a pastagem sendo a principal fonte de ganho de peso, é necessária a complementação com ração e suplementos. Mesmo nosso solo sendo muito rico em nutrientes, comparado a muitos outros países, algumas terras são deficientes em elementos fundamentais para promover uma boa saúde e nutrição aos bovinos. Por isso, a atenção sobre o que é consumido no cocho irá refletir diretamente na sua produtividade.
Itens do escore de cocho que devem ser analisados
- Qualidade dos alimentos e suplementos oferecidos;
- Quantidade de ração que é oferecida e que sobre no cocho.
Agora, vamos para a parte prática da dica. O escore de cocho tem seis classificações, de zero a 5.
Em primeiro lugar, começamos com o Escore 0: quando o cocho está vazio, ou seja, sem nenhum alimento para consumo;
Em seguida, temos o Escore 1: ração e suplementos quase imperceptíveis no cocho, com possibilidade de ver o fundo do comedouro;
Escore 2: nota-se uma pequena quantidade no fundo do cocho, equivalente entre 5 e 10% da quantidade oferecida;
Escore 3: o fundo do cocho está coberto, mas não na metade. Sendo assim, o produtor pode estimar uma porcentagem de 25% do volume de alimentação inserida originalmente;
Escore 4: quando a metade da alimentação inserida ainda se encontra no cocho;
Escore 5: cocho cheio. Geralmente, este nível acontece no abastecimento. Por isso, caso continue com esse escore após um tempo considerável, o produtor precisa analisar o porquê não há consumo daquele alimento.
Manejo do cocho
O cocho é mais que um comedouro. É um espaço no qual o produtor pode avaliar como está fluindo o desempenho do gado. Contudo, para que o resultado seja realmente o esperado, alguns cuidados precisam ser tomados diariamente, quando se trata da alimentação.
Veja a seguir alguns itens que você deve ficar atento:
- O horário de abastecimento deve ser sempre o mesmo para criar um hábito entre os bovinos. Parece besteira, amigo produtor, mas não é. Assim como nós humanos, os bovinos também têm hábitos e preferências alimentares. Por isso, os horários mais indicados para colocar o sal proteinado no cocho é no período da manhã, até 10h. Ou no período da tarde, após às 16h, por exemplo.
- Quando a ração é oferecida, prestar atenção no tamanho do grão, pois pode influenciar no consumo e no rúmen.
- Quando for trocar de suplemento, faça uma adaptação. Para saber como realizar a troca sem afetar o consumo, acesse a dica que preparamos: Nutrição dos bovinos pode ser trocada sem afetar o consumo.
- Por fim, mantenha sempre não só o cocho, mas os arredores limpos e de fácil acesso para que o gado faça o consumo de forma adequada. Indicamos uma forma prática na dica a seguir. Leia: Como limpar o cocho e bebedouro de bovinos.
Boi Saúde no YouTube
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal de vídeos, amigo produtor? Pois é! Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita!
Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.