Trato de touro e vaca de exposição

As exposições de gado movimentam milhões de reais na economia da pecuária. Animais valiosos que, pode serem de raça pura e genética surpreendente, são comercializados para melhoria de elevação da qualidade dos plantéis. O tratamento de bovinos de exposição é diferenciado dos que ficam na propriedade como parte da produção. Caso você tenha adquirido um, vamos te ajudar no trato de touro e vaca de exposição.

O produtor precisa estar ciente que o investimento para manter um bovino de exposição é alto. E que os produtos utilizados no manejo e oferecidos na nutrição precisam ter alta qualidade.

 

Cuidados no trato de touro e vaca de exposição

 

Banho 

 

Durante as exposições, o banho deve ser diário. Mas no dia a dia, o recomendado é quatro vezes por semana. Use um shampoo que tem formulação não agressiva. Os pelos precisam ser macios e sedosos.

Alguns shampoos com fórmulas mais balanceadas custam em torno de R$ 0,25 o litro. É importante escolher um que não agrida a pele e que realce a pelagem.

 

Nutrição 

 

Como a saúde do bovino é de dentro para fora, manter uma alimentação balanceada e com nutrição garante uma aparência saudável. Ainda, a proteção contra parasitas que prejudicam a qualidade da pelagem e couro do animal. Manchas e marcas na pele do animal causam desvalorização e a impressão de mau cuidado. Se seu gado está com problemas de queda de pelo, confira a dica: Queda de pelo em bovinos. A ração não pode ser qualquer uma. Precisa ter elementos selecionados e ingredientes de alta qualidade.

 

Trato de touro e vaca de exposição precisa ser diferenciado. Foto: Boi Saúde.
Trato de touro e vaca de exposição precisa ser diferenciado. – Foto: Boi Saúde

Sanidade animal 

 

Todas as vacinas devem estar em dia. Alguns expositores solicitam os comprovantes de vacinação para proteção dos demais que estarão no local. Mas o produtor precisa ter consciência que as vacinas são uma proteção para o próprio animal e para o rebanho, independentemente se for de exposição ou não. Se tem dúvidas sobre o tema, acesse a dica: Vacinas para bovinos.

 

Manejo 

 

Bem-estar animal acima de tudo! Sem choques, espetos, marcação à ferro. Aliás, esse princípio deve estar em toda pecuária. Animal bem tratado é animal dócil que não tem medo dos humanos. Como você vai expor um animal que tem medo de pessoas? Impossível!

Sempre faça currais confortáveis, com camas que não machucam ou agridem a pele e os pelos. E redobre a atenção com a higiene. Local sempre limpo e higienizado para evitar moscas, parasitas e bactérias.

 

No transporte para as feiras 

 

Os bovinos precisam ser transportados com folga para evitar qualquer estresse durante o trajeto, principalmente se for longo. A cada duas horas, pare o caminhão e cheque se está tudo bem com o gado.

Se você ainda atua em leilões, fique atento às nossas dicas: Gado no leilão deve ser escolhido com cautela. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Trato de touro e vaca de exposição

Planilha de Quantidade de Animais:
Para calcular quantidade de animais p/ hectare.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami