Temperatura aumenta nutrição, mas diminui rendimento

Um estudo da Universidade de Illinois, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS) e do Donald Danforth Plant Science Center indicou que o aumento das temperaturas pode, na verdade, beneficiar a nutrição, mas às custas de menores rendimentos. Pesquisa contradiz alguns estudos que acabaram mostrando o contrário.

Dois anos de testes de campo mostram que o aumento da temperatura em cerca de 3 graus Celsius pode ajudar a preservar a qualidade das sementes, compensando os efeitos do dióxido de carbono que tornam os alimentos menos nutritivos. Na soja, níveis elevados de dióxido de carbono diminuíram a quantidade de ferro e zinco na semente em cerca de 8% a 9%, mas o aumento da temperatura teve o efeito oposto.

 

Temperatura aumenta nutrição, mas diminui rendimento
Temperatura aumenta nutrição, mas diminui rendimento. – Foto: Reprodução Internet

“O ferro e o zinco são essenciais para a saúde das plantas e dos seres humanos”, disse Ivan Baxter, investigador principal do Centro Danforth. “As plantas têm múltiplos processos que afetam o acúmulo desses elementos nas sementes, e os fatores ambientais podem influenciar esses processos de diferentes maneiras, tornando muito difícil prever como as mudanças climáticas afetarão nossa alimentação”, completa.

A equipe testou a soja em condições de campo reais no Experimento de Concentração de Ar Livre de Soja (SojaFACE), um centro de pesquisa agrícola em Illinois que está equipado para aumentar artificialmente o dióxido de carbono e a temperatura para níveis futuristas. “É uma maneira muito controlada de alterar o ambiente crescente das plantações em situações agronomicamente relevantes, onde as plantas são plantadas e manejadas exatamente como em outros campos do Meio-Oeste dos Estados Unidos”, completa.

 

Fonte: Agrolink

Data de Publicação: 23/01/2019

 
Boi Saúde Logo Preto - Temperatura aumenta nutrição, mas diminui rendimento

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami