Referência mundial, vaca brasileira pare nono bezerro de 35 quilos

A vaca Elegância, que surpreendeu produtores de gado leiteiro ao atingir a marca de 100 mil litros de leite produzidos durante todas as lactações de sua vida, deu à luz pela nona vez, na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Delta (MG). O bezerro, que recebeu o nome de Halley, nasceu na última terça-feira (28/5) com 35 kg, após um processo de inseminação artificial.

A quantidade de leite produzida pela vaca, fruto de embriões de origem húngara da raça holandesa, a levou a figurar no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Girolando como a terceira vaca de maior produção vitalícia na história da raça, uma das maiores do mundo.

O total produzido, de 100.593,85 quilos leite em 3.144 dias, está muito acima da média nacional para animais de até 15 anos da raça girolando meio sangue. Aos 12 anos, a vaca acumula nove partos, número também superior ao registrado em bovinos do tipo, que é em média de cinco a seis.

Segundo o proprietário de Elegância, veterinário Guilherme Garcia Ferreira, apesar da idade avançada, ela passa bem depois da nona gestação. “Nossa expectativa de lactação é a de que seja similar à que ela já vem tendo, mas todo animal tem seus limites. Então, estamos tranquilos”, afirma.

 

Referência mundial, vaca brasileira pare nono bezerro de 35 quilos
Referência mundial, vaca brasileira pare nono bezerro de 35 quilos. – Foto: Fazenda Nossa Senhora de Fátima/Divulgação

Elegância tem o diferencial da longevidade e vacas com essa característica são mais lucrativas levando em consideração os investimentos na criação e, por esse motivo, permanecem produtivas mais tempo no rebanho.

Embriões da “celebridade” foram guardados e serão implantados em outras vacas para fecundação, na tentativa de perpetuar a boa genética. De acordo com Ferreira, como se trata de um processo de fertilização in vitro, é possível fazer a fecundação de sêmen sexado, isto é, onde o sexo possa ser definido. “As chances de nascer fêmea são de quase 90%”, explica. A preferência pelo sexo feminino, por óbvio, é para que novas “Elegâncias” nasçam e continuem a bater recordes de produção de leite.

Um dos filhos de Elegância, o touro Galáctico, foi submetido ao teste de progênie, uma rigorosa avaliação feita durante sete anos por técnicos da Embrapa e da empresa ABS para descobrir se ele herdou da mãe as características consideradas melhoradoras. O resultado será apresentado no mês de junho.

 

Fonte: Redação Globo Rural

Data de Publicação: 30/05/2019

 
Boi Saúde Logo Preto - Referência mundial, vaca brasileira pare nono bezerro de 35 quilos

Ração para Gado de Leite:
Receita gratuita de ração para gado de leite!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo