Quantos touros por vaca na monta natural?

Quantos touros por vaca na monta natural? Essa é uma dúvida muito frequente entre os produtores brasileiros que atuam com reprodução de gado.

A aplicabilidade de quantos touros por vaca na monta natural é o que define o sucesso da ação. E consequentemente, dos negócios.

Por isso, amigo produtor, te convidamos para assistir o vídeo abaixo e também que faça a leitura desse conteúdo.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas.

Vamos juntos?

 

 

Em primeiro lugar, para os que desconhecem esse método, a monta natural é o cruzamento do macho e da fêmea, sem interferência humana.

Em segundo lugar, a vantagem é que não necessita de mão de obra especializada no processo. A desvantagem, no entanto, é a indefinição da data de cobertura desse animal.

 

quantos touros por vaca
A quantidade ideal de vacas para um touro interfere na genética do rebanho. – Foto: Reprodução Internet

Saiba a quantos touros por vaca

 

O ideal é ter um reprodutor para cada 25 a 30 vacas, no máximo. Essa quantidade também é conhecida como 25:1. Esse número é o mais indicado a partir de diversas avaliações. Entre elas, sobre a libido do animal, por exemplo.

O touro escolhido como reprodutor deve ter boa genética, pois a melhoria do seu rebanho dependerá dele. O aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal.

Além disso, o prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade.

 

Dicas para uma boa reprodução na propriedade

 

  • A estação de monta dura apenas três meses. Pode ser entre os meses de novembro e janeiro, conhecido como o período das águas. Ou seja, época ideal para a reprodução.
  • A vida de cobertura desse reprodutor tem início em torno de 30 meses de idade até 8 anos.
  • Atenção na nutrição dos bovinos, seja das vacas, seja do touro. Todos os animais precisam estar saudáveis e, acima de tudo, livres de parasitas. Além disso, conte com um programa nutricional completo que não afete a fertilidade, pelo contrário, preserve a fecundidade.

Por fim, você ainda não sabe qual o melhor método reprodutivo escolher para sua propriedade? Não seja por isso.

Tire suas dúvidas com essa dica: método reprodutivo para bovinos: sabia escolher o melhor.

Talvez você também se interesse por esses conteúdos abaixo, confira:

Touro para reprodução: saiba tudo

Idade do touro para reprodução: qual o limite?

 

Não pare seus conhecimentos aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é! Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

Por isso, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

E então, amigo produtor, essa dica fez a diferença no seu conhecimento? Não saia da página sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Vamos fortalecer nosso agro.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*