Quando descartar vacas improdutivas do rebanho

 

 

Algumas matrizes não correspondem às expectativas da propriedade ao não se reproduzirem. Dependendo do grau de infertilidade, nem com inseminação artificial o útero segura o embrião que é inserido já fecundado. Então, quando descartar vacas improdutivas do rebanho?

 

Quando descartar vacas improdutivas do rebanho

Analise alguns sinais. Por exemplo, a partir dos 10 anos, a produção de leite diminui, mas outras características precisam ser observadas e podem auxiliar o produtor a decidir sobre o momento certo de descarte. Além disso, as vacas direcionadas ao corte podem chegar até os 12 anos. Esse é o tempo de vida útil delas.

Os pontos de decisão para o descarte são:

  • Quando falham em mais de uma estação de monta seguida. Mesmo quando a vaca não engravida em uma monta, não quer dizer que é improdutiva. Por isso, é aconselhável o produtor aguardar o período seguinte para o descarte, principalmente se o animal for novo;
  • Quando mesmo na estação de monta, entram no cio seguidamente;
  • Quando mesmo fértil, a vaca gera fetos que não vingam e que já nascem em óbito.

 

Saiba quando descartar vacas improdutivas do rebanho
Saiba quando descartar vacas improdutivas do rebanho

Como proceder no descarte

Alguns produtores focam na engorda do animal que será descartado para vendê-los ao frigorífico. Outros esperam a desmama completa dos bezerros para proceder com o descarte.

 

Investimento em novos animais

O produtor precisa ter um controle das idades dos animais e sempre manter a reposição ativa. Investir em novos animais sempre que necessário, sejam touros, sejam matrizes, além de aprimorar a genética do seu rebanho, é o melhor a se fazer.

Não hesite em investir em animais de boa qualidade, mesmo que o custo seja um pouco mais alto que os demais. São esses animais que irão traçar a qualidade do seu rebanho, seja de corte, seja de leite. Uma indicação é que 30% de todo o rebanho seja reposto.

Para complementar a dica e ter mais sucesso nos negócios, acesse a dica: compra de gado tem segredos na escolha. 

 

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Receba receita para maior nutrição e economia na propriedade.


Um pensamento em “Quando descartar vacas improdutivas do rebanho”

  1. Muito bom, !! Quanto as informações. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami