Pecuária de corte alavanca agronegócio no MT

Em boletim semanal, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) destaca a grande contribuição da pecuária de corte para o fortalecimento do agronegócio no Mato Grosso. Entre todas as principais culturas do Estado, a carne bovina representou 19% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019 (3º estimativa, divulgada em junho), perdendo apenas para a soja (45%) e estando à frente do algodão (16%) e do milho (13%).

Segundo o Imea, na terceira estimativa, o VBP da pecuária de 2019 no Mato Grosso teve aumento de 9,5% em relação à 2ª projeção, para R$ 18,1 bilhões, e elevação de 15,9% na comparação com o valor de 2018.

No caso da bovinocultura de corte, estima-se um acréscimo de 10,9% neste ano em relação à estimativa anterior, totalizando um valor de R$ 14,5 bilhões. Na comparação com o VBP de 2018, o aumento da atividade foi de 16,8%.

“Este cenário (da pecuária de corte) foi impulsionado pela valorização dos preços da arroba do boi e da vaca gorda que, no comparativo anual, calcula-se um aumento de 6,7% e 6,8%, respectivamente”, destaca o boletim semanal do Imea.

Ainda de acordo com o instituto, outro fator que contribuiu para a alta do VBP da pecuária foi o aumento do abate de bovinos no início deste ano, principalmente das fêmeas, que, segundo estimativas do Instituto, pode chegar a 10,1% até o final do ano.

“Diante disso, demonstra-se que a pecuária de corte tem aumentado a sua contribuição para o agronegócio do Estado”, ressalta o Imea.

 

Pecuária de corte alavanca agronegócio no MT
Pecuária de corte alavanca agronegócio no MT. – Foto: reprodução/Só Notícias

Fonte: Portal DBO

Data de Publicação: 25/07/2019

 
Boi Saúde Logo Preto - Pecuária de corte alavanca agronegócio no MT

Boi 777:
Receba grátis o e-book para alcançar o Boi777!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami