Oferecer bem-estar animal desde as primeiras horas de vida para o animal recém-nascido é fundamental para a prevenção de doenças e boa criação do gado. As matrizes também precisam de uma atenção especial. Por isso, organizar um pasto-maternidade na sua propriedade é muito conveniente. E vamos te mostrar que é mais fácil do que se imagina.
Caso sua propriedade tenha espaço disponível, faça um piquete reservado para as vacas prenhes. Essa ação facilitará o trabalho do produtor. Outra vantagem é que haverá a garantia de se certificar se as vacas estão se alimentando bem e de forma adequada. Pois não haverá concorrência com animais mais novos. A vaca e o bezerro devem permanecer na maternidade até quinze dias após o nascimento, segundo orientação da Embrapa.
Ainda, o pasto-maternidade evita infecções e doenças de alta mortalidade.
Instalações de pasto maternidade
Não precisa de muito, amigo produtor. É apenas um espaço para que as matrizes se sintam confortáveis e isoladas de possíveis doenças.
- Se possível, libere um galpão que comporte 12 metros para cada vaca de cria;
- O ambiente precisa ser arejado e protegido do sol e da chuva;
- lama, lixo, fezes em excesso, tudo o que atrai moscas, insetos e parasitas devem ficar longe do local;
- Isole esse pasto para que os animais domésticos não transitem por lá;
- Faça sempre o manejo do novo animal de manhã. Ao decorrer do dia, a matriz protege o bezerro contra o clima quente ou frio e pode dificultar o acesso ao novo animal que deve ser sempre com cuidado;
- Por falar nas “visitas”, os responsáveis pelos bezerros podem ir ao local até duas vezes ao dia. Não há necessidade para um número maior, principalmente, se a matriz e cria estiverem em bom estado de saúde. O ideal é uma no período da manhã e o outro ao fim da tarde.
- Forre o espaço com palha e não esqueça de manter o cocho e o bebedouro abastecidos para a recuperação daquela matriz. Oferecer a virginiamicina para a recuperação é uma boa medida. Para oferecer uma boa receita para vacas de cria, acesse: Ração para vacas de cria.
Sobre a reprodução na propriedade
Se a melhor época para a reprodução e estação de monta é o período das águas, consequentemente, os bezerros nascerão na seca. Mesmo a seca sendo um período sem pasto e difícil para manter a engorda, é o melhor momento pra nascimento de bezerros. A justificativa é uma só: bezerros nascem com a imunidade muito baixa. Parasitas se proliferam mais no período das águas e são um grande risco para a saúde do animal recém-nascido. Logo que nascem, quando acometidos por bactérias e parasitas, o bezerro pode não resistir. Por isso, a melhor época para bezerro nascer é na seca.
Continue a aprimorar seus conhecimentos, clique no link e confira todas as nossas dicas sobre cuidados com bezerros: DICAS SOBRE MANEJO DE BEZERROS.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como cuidar de um bezerro recém-nascido