Além dos bovinos de altura tradicional, temos o mini boi. Você já pensou em criá-los em sua propriedade? Caso você atue com turismo rural, é um atrativo a se pensar para conquistar mais visitantes. Ou até mesmo utilizá-lo na lida do dia a dia.
O mini boi é um bovino em miniatura. Ou seja, a altura não passa de um metro. Já o peso fica entre 200 quilos ou até abaixo.
Esse tipo de boi surgiu por meio do cruzamento de uma raça que tem porte pequeno, originária o Uruguai, a miniudi com outras raças europeias consideradas anãs.
Vantagens do mini boi
Em propriedades que não têm espaço para a criação de bovinos grandes, o mini boi passa a ser uma alternativa. São animais dóceis e fáceis de se lidar.
O produtor que adotar esse tipo de bovino poderá atuar com a produção leiteira. As mini vacas podem produzir entre seis e oito litros por dia. Sem contar que são reprodutoras. Só tome cuidado no momento da escolha do touro. Para manter as características de mini boi, a escolha do reprodutor precisa seguir os critérios de altura e peso. Para a reprodução, é indicado um boi para cada 10 vacas.
A desmama acontece quando atingem os seis meses.
Os custos de criação são menores quando comparados com os bovinos de estatura média e alta. Isso porque comem menos.
No momento da escolha, só realize a compra de produtores certificados e que mantenham o gado em bom estado de saúde. Além disso, verifique o perfil genealógico e não deixe de fazer uma avaliação no animal.
Na propriedade
No turismo rural, muitos proprietários os expõem em fazendas e em colônias de férias para crianças, por exemplo. A venda é outra opção para lucro.
Como o mini boi é um animal rústico pode ser usado para tração.
Os cuidados são os básicos. Seguir o calendário vacinal é indicado. Assim como manter longe os vermes e parasitas.
A indicação é que pastem soltos. Portanto, mantenha a sua propriedade com cercas que impeçam possíveis fugas.
Outra indicação é o que sempre orientamos. Monte um galpão para proteção contra dias de muito sol e também de chuva. Deixá-los nesse espaço também proporciona uma segurança.
Confira uma dica sobre o tema: Devo ter uma cobertura de galpão para o gado?
A ração deve conter ingredientes essenciais para manter a saúde em dia. Ainda mais se a produção de leite for efetiva. Não deixe de focar na água também. Sem esse líquido, não há produtividade e bom desempenho.
Outros animais, como os pôneis, são algumas opções de animais de pequenos portes para se criar na propriedade.
Acima de tudo, o mais importante é sempre focar nas necessidades que cada tipo, porte e espécie que cada animal demanda. Os princípios básicos para uma pecuária de sucesso foram citados aqui no texto.
Por fim, para continuar a melhorar seu desempenho, temos mais conteúdo no nosso canal: Boi Saúde no YouTube. Lá você encontra novas dicas toda semana com foco no aumento do seu lucro e na sua produtividade. Nos acompanhe.
Referência:
Como criar minobovinos. ARIODANTE BENEDUZZI (Dantinho).